Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Image without alternative text

A ex-aluna do curso de Tecnologia em Gestão Financeira do IFMG Campus Formiga, Ana Paula Silva (foto), é a nova analista técnica I do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) microrregião de Formiga.

Na função, a analista será responsável pelos projetos desenvolvidos juntos ao Sebrae na região, bem como captação de recursos e articulação de parceiros para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo e economia local.

Ana Paula participou do processo seletivo com quase 100 candidatos, que foram aprovados na primeira etapa e convocados para a segunda, não sendo possível precisar quantos se inscreveram inicialmente no processo. A primeira etapa foi de análise curricular, a segunda uma prova de conhecimentos, a terceira uma avaliação coletiva de habilidades e perfil, na sequência entrevista, exame admissional e análise documental.

Para se preparar bem para o processo seletivo, a egressa destacou “muito estudo sobre a organização Sebrae e os arquivos das disciplinas cursadas no IFMG a fim de relembrar os conteúdos de Gestão de Projetos, Administração Geral e Gestão Estratégica, que eram parte dos temas exigidos para a etapa da prova de conhecimentos”. Enfatizou que o curso de Gestão Financeira a ajudou muito na aprovação. “Eu já possuía certo conhecimento devido ao meu outro trabalho e o curso completou o que eu precisava para passar no processo seletivo. Para a vaga era exigido curso superior e conhecimento nas áreas das disciplinas que mencionei. Os conhecimentos específicos exigidos foram construídos ao longo do meu curso de Gestão Financeira e nesse momento do processo, os arquivos que tinha das disciplinas foram úteis para relembrar”.

Ana Paula teve sua outorga de grau no dia 08 de fevereiro de 2017, mas já havia concluído as disciplinas em 2015 e apresentado seu Trabalho de Conclusão de Curso em dezembro de 2016, tendo participado, durante o período da graduação, de projetos de extensão e pesquisa realizados no Campus Formiga. Para o futuro, ela pretende cursar pós-graduação em Gestão de Projetos e mestrado na área de finanças, além de aspirar a crescimento profissional no Sebrae.

Para quem está ingressando no curso de Gestão Financeira ou está para ingressar no mercado de trabalho, a ex-aluna deixa o seu recado: “aos ingressantes de Gestão, que levem o curso muito a sério, estudem para aprender e não simplesmente para terem boas notas nas provas ou no currículo; participem dos núcleos de extensão e pesquisa, pois, eles permitem um melhor aproveitamento e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas. Aos ingressantes no mercado trabalho, confiem em seu potencial. Não tenham receio de se candidatarem às vagas em grandes empresas, pois o nosso curso dispõe de uma bagagem ampla e que é a exigida no mercado, tanto nos processos seletivos quanto concursos públicos. Melhorem sempre as habilidades de oratória e comunicação e, com certeza, as oportunidades virão e assim como eu nesse momento, outros egressos hoje, tem posições de sucesso profissional”.

A equipe do Campus Formiga também é lembrada. “Aproveito para saudar a equipe do IFMG - Campus Formiga que com tanto zelo contribuiu para a minha formação e de tantos outros, em especial, aos meus professores, que de forma mais próxima me acompanharam, incentivaram, exigiram, “puxaram a orelha” e claro, de forma tão cuidadosa e responsável nos transmitiram seus conhecimentos. A todos meu reconhecimento e gratidão”, finalizou.

A direção do IFMG Campus Formiga parabeniza a egressa pela aprovação e deseja o seu sucesso profissional, além de agradecer pela confiança depositada na instituição de ensino. 



 
Para o topo.