Denise Rezende durante o torneio da FLL

Nos dias 15, 16 e 17 de março, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, aconteceu a etapa Nacional do Torneio de Robótica da FIRST® LEGO® League (FLL), temporada 2018/2019 “Into Orbit”, promovido pelo SESI. A professora do IFMG - Campus Formiga, Denise Ferreira Garcia Rezende, técnica da equipe de robótica G.I.Ants e juíza nos torneios desde 2010, mais uma vez esteve presente no evento como juíza na área de pesquisa.

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Por meio de uma experiência criativa os competidores resolvem problemas do mundo real: planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®.

O Torneio FLL contou com a participação de 90 equipes de todo o Brasil. Foram classificados 18 times para diversos mundiais: 03 times foram classificados para o maior evento da FIRST, o World Festival, que acontecerá no próximo mês em Houston, EUA, e os outros 15 times foram classificados para festivais em toda parte do mundo. Além do Torneio da FLL, simultaneamente, aconteceram os torneios da F1 in Schools e a FTC (First Tech Challenge), pela primeira vez no Brasil.

Denise relata a intensidade e a gratidão do trabalho. “Foi um dos torneios mais intensos que já participei, a quantidade de equipes e de juízes foi a maior de todos os eventos da FLL, trazendo a necessidade de organização e atenção redobradas. É uma experiência gratificante poder presenciar crianças empenhadas e empolgadas com a tecnologia e a pesquisa. Durante os torneios de Robótica, as crianças te mostram, de forma prazerosa e divertida, que o futuro está onde a educação também está”. Ela completa que “a capacitação é um momento ímpar para reencontrarmos profissionais de todo o Brasil que fazem esse trabalho voluntário de juiz e que tem um ponto em comum: a melhoria da educação através da Ciência e Tecnologia. É muito gratificante”, finaliza.

Juízes do Torneio