A renovação de matrícula deverá ser feita apenas pelos alunos veteranos dos cursos de graduação

De 01/03/2016 a 11/03/2016 estará aberto o período de solicitação de renovação de matrícula apenas para os alunos de graduação.

A solicitação de renovação de matrícula será feita exclusivamente pela internet através do Portal Meu IFMG – Acesso em https://meu.ifmg.edu.br/Corpore.Net/Login.aspx Menu Avaliação Institucional. O tutorial está disponível abaixo.

O aluno que não solicitar a renovação de sua matrícula perderá a vaga e terá seu registro cancelado. Aqueles que estiverem com matrículas trancadas e os prováveis formandos também deverão renovar sua matrícula.

Atenção! Deverá ser utilizado os navegadores Internet Explorer ou Mozilla Firefox. O Google Chrome não funciona corretamente no uso do portal Meu IFMG. Ao iniciar o preenchimento do questionário você deve terminá-lo e não poderá fechar a tela no X, pois sua solicitação não será completada.

Não deixem para a última hora. Em caso de qualquer problema no acesso à renovação online, o aluno deverá procurar a Secretaria Acadêmica, dentro do período estipulado, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Importante!

O processo de rematrícula para Graduação é composto de até 3 etapas, sendo as etapas de Solicitação de Renovação de Matrícula (etapa 1) e de Sugestão de Matrícula (etapa 2), OBRIGATÓRIAS para todos os alunos. Leia o tutorial abaixo.

O período para Sugestão de Matrícula será de 24/03 a 28/03/2016. TODOS os alunos deverão realizar essa etapa, que consiste na inclusão das disciplinas que pretendem cursar. Deverão incluir disciplinas regulares e optativas, podendo incluir ainda, disciplinas equivalentes às que foram reprovados ou até antecipar disciplinas, obedecendo as regras do Projeto Pedagógico do Curso.

Após a sugestão de matrícula será feita a verificação pelo sistema em relação ao mínimo e máximo de alunos por turma, as regras do Projeto Pedagógico, como mínimo e máximo de carga horária a ser cursada por período letivo e as regras de prioridades elencadas no regimento. Em disciplinas que tenham duas turmas de laboratório, o aluno deverá selecionar o horário que pretende cursar e acompanhar o resultado para verificar se a matrícula foi deferida. Essas turmas têm mínimo e máximo de alunos. O resultado da sugestão estará disponível no dia 30/03/2016 no portal do aluno, onde as matrículas deferidas estarão com o status matriculado e as indeferidas com o status rejeitado. O aluno poderá ainda visualizar as deferidas no quadro de horários.

Caso a matrícula na disciplina requerida na sugestão de matrícula seja indeferida, haverá a terceira etapa que será a de Ajuste de Matrícula, de 30/03 a 31/03/2016, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, sendo que as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula. O resultado final após o Ajuste de Matrícula estará disponível no dia 01/04/2016 no Menu Quadro de Horários.

A equipe da Secretaria do Campus destaca: “Vocês fazem parte desse processo. Não deixem de participar para não perderem a prioridade da sua matrícula. Sugerimos que dúvidas em relação a quais disciplinas cursar sejam sanadas com as respectivas Coordenações de Curso”.

Cronograma para Renovação de Matrícula para o 1º semestre de 2016

Ação Data Responsável
Etapa 1 - Renovação de Matrícula (Obrigatória) 01 de março a 11 de março de 2016 Aluno graduação
Etapa 2 - Sugestão de Matrícula (Obrigatória) 24 de março a 28 de março de 2016 Aluno graduação
Resultado Sugestão de Matrícula 30 de março de 2016 ( a partir de 17:00 horas) Registro Acadêmico
Etapa 3 – Ajuste de Matrícula 30 de março ( a partir de 17:00 horas) a 31 de março de 2016 Aluno graduação
Resultado Final Ajuste de Matrícula 01 de abril de 2016 ( a partir de 17:00) Registro Acadêmico

 Tutorial de Solicitação de Renovação de Matrícula Alunos 2016/1 (573.59 kb)