No dia 7 de novembro, quarta-feira, estudantes dos cursos técnicos integrados, acompanhados pelas professoras Ana Paula Carraro Borges, Ana Paula Cardoso e Aline Rodrigues Alves realizaram uma visita técnica ao Instituto Inhotim e ampliaram seu conceito sobre arte.

A professora Ana Paula Carraro contou que a visita faz parte do cronograma de atividades do 4º ano e, desta vez, contou com a participação de alunos de outros anos, sob orientação da professora Ana Paula Cardoso, grande incentivadora da visita.

108 alunos participaram da visita ao museu, acompanhados pelas três professoras e pelas técnicas administrativas Simoni Júlia da Silveira e Viviane Gonçalves Silva. Apesar do grande número de alunos, a visita ocorreu como o planejado e foi bastante produtiva. Para Ana Paula Cardoso essa experiência equivale a uma sala de aula sem paredes. “Aproveitamos para alimentar a alma, estabelecer parcerias, criar vínculos de amizade e descobrir pessoas maravilhosas. Simples assim!”, afirma.

Dotado de uma vasta quantia de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre, o museu Inhotim permite aprofundar os conhecimentos sobre arte e desenvolver habilidades de análise e interpretação desse tipo de produção artística. Para a professora Ana Paula Carraro, “é impossível sair de Inhotim sem se interessar por alguma obra ou mesmo pela belíssima paisagem, composta por um fantástico paisagismo”, relata.

A professora Aline Alves destaca que “a visita ao museu de Inhotim possibilitou aos alunos apreciar além de obras de arte, o conhecimento de diversas espécies de vegetais típicos do bioma Mata Atlântica. Tendo em vista que o museu fora construído em meio à natureza, além das espécies que lá foram introduzidas, podemos observar também espécies nativas que foram preservadas (ipê-branco, palmeira-juçara e tamboril). Nota-se ao longo dos trajetos a formação de pequenos ecossistemas que interagem entre si.  Ao caminhar pelo museu, é possível ainda estabelecer uma conexão direta com a natureza e com os elementos que dela fazem parte. É possível notar, através da observação das obras, como o homem e o meio ambiente podem interagir de maneira proveitosa, sem  ação antrópica depredativa”.

Os estudantes confirmam a professora. Gabriel Parreiras, do 4º ano de Eletrotécnica, disse que “a viagem em si foi algo ótimo por ter possibilitado encontrar diversas obras de artes de diversos tipos e formas, criadas por artistas de todo o mundo, além de proporcionar a união entre os amigos e colegas nesse meio artístico tão interessante. A viagem é sem dúvida algo que não será esquecido pelos alunos”.

A aluna Maria Eduarda Sofiatti, do 3º ano do curso de Informática, disse que a visita foi uma ótima oportunidade de conhecer obras famosas e ter ótimas experiências com os colegas. “Pudemos interagir bastante com as obras. Acho que esse é um ponto interessantíssimo de Inhotim:  diversas obras focadas na experiência do visitante”. A galeria Cosmococa, marcada por essa interação, foi uma das mais visitadas pelos alunos.