Um projeto de pesquisa, coordenado pelo professor do IFMG Campus Formiga, Renan Souza Moura, que envolve a geração de energia eólica, teve uma etapa do seu desenvolvimento publicada em um artigo na revista A Física na Escola.

Trata-se das primeiras atividades realizadas, onde a equipe do projeto, composta naquele momento também pela professora Danielle Cristina Teles Ferreira do IFMG Campus Ouro Preto, e pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica do Campus Formiga, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinicius Pedro Damasceno Lima, desenvolveram uma forma didática de apresentar conceitos considerados complexos dentro da temática de geração de energia eólica, para os alunos de Ensino Médio.

O contexto da produção do artigo considera que os problemas ambientais incentivam a busca por fontes de energia renováveis e limpas sendo fundamental, na escola com estudantes do Ensino Médio, a apresentação desta discussão, propondo a criação e a imaginação de possíveis soluções para o problema. Os autores utilizam simplificações na abordagem do assunto porque o formalismo matemático foge do domínio dos estudantes de Ensino Médio, assim, apresentam uma proposta pedagógica para que o tema possa ser ministrado em sala de aula como um assunto interdisciplinar, envolvendo as áreas de física, matemática e eletricidade.

Acesse aqui a publicação na íntegra.

Protótipo de gerador de energia eólica por veículos em estradas é desenvolvido em projeto de pesquisa