O professor da área de Engenharia no IFMG campus Formiga, Patrick Santos de Oliveira, possui projeto aprovado no edital 46/2022 de fluxo contínuo para registro de projetos de extensão voluntários, em que não há bolsas para os participantes. Desta forma, o docente está convidando estudantes interessados em contribuir no desenvolvimento das atividades do projeto “Meliponicultura Cidadã”.

O objetivo deste projeto é conscientizar a comunidade interna e externa do IFMG campus Formiga sobre a meliponicultura, ou seja, a criação de abelhas nativas sem ferrão (ANSF ou ASF). Ele possui uma temática essencialmente multidisciplinar e fortemente conectada com a área ambiental e educacional.

Os candidatos podem enviar um e-mail até dia 16 de abril para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo uma breve justificativa do interesse de participação no projeto e será agendado um horário para entrevista, caso haja necessidade.

O projeto poderá ter até três estudantes atuando voluntariamente e que podem ser de quaisquer cursos de graduação ou técnico, basta que tenham disponibilidade para executar as atividades e interesse em conversação ambiental. Além dos estudantes, a equipe será composta pelo coordenador, dois membros internos do IFMG Campus Formiga e um membro do IFMG de outro campus.

As atividades terão início em 17 de abril com previsão de término para 31 de dezembro de 2023 e incluem: a elaboração de material didático para oferta de pequenas oficinas ao longo de seu andamento, ligadas primeiramente a conhecer as espécies de ANSFs que vivem no cerrado, cultivo de plantas importantes para as abelhas, oficina de confecção de ninhos isca e uma exposição de fotos tiradas ao longo de todo o projeto.