Servidores e bolsistas que integram o Liceu LabMaker no IFMG campus Formiga estiveram na quarta-feira, dia 12 de abril, na cidade de Belo Horizonte para a realização de visitas a dois ambientes de inovação, a Órbi Conecta e a Biominas Brasil. O objetivo destas visitas técnicas foi o de conhecer como funcionam e qual é a dinâmica de locais que já trabalham com inovação, para desta forma, trazer ideias que possam ser replicadas no município.

Com a visita foi possível conhecer, além dos espaços físicos, os processos de seleção e pré-incubação; os modelos dos programas de incubação e suas particularidades; outras iniciativas e as conexões consolidadas no estado destes ambientes.

Um dos integrantes do Liceu, professor Patrick Oliveira, destacou que o que viram durante a visita tem muito a acrescentar e irá contribuir diretamente para a melhoria das atividades que vem sendo desempenhadas pelo Laboratório. “Conhecemos a forma que os dois ambientes operam e assim, podemos identificar o que se aplica à realidade da nossa região para agregarmos à forma que já vimos trabalhando”.   

Nos ambientes mencionados, os visitantes foram recebidos por César Lima (Head de Finanças) e Rafael Menezes (Business Development e Corporate Success), na Órbi Conecta, e Carlos Martins Viana (Consultor de Projetos em Inovação) e Tatiana Loiola (Diretora Estatutária), na Biominas.

A visita foi uma iniciativa do TEIA com articulação do Sebrae/MG e da Acif/CDL. Além da equipe do Liceu composta pelos professores Miguel Peres Jr. e Patrick Oliveira e os bolsistas Luís Felipe Costa, André Victor Luiz e Meryane Gondim, completaram o time das visitas, representantes da Prefeitura de Formiga: Natália Medeiros (diretora de desenvolvimento econômico) e Paloma Resende (Coordenadora da incubadora municipal CITFOR): do Movimento F7: André Monteiro; da Acif/CDL: Chystian Alberto Rezende; e do Sebrae/MG: Ana Caroline Pessoni (analista da microrregião de formiga) e Luiza (analista de inovação da sede).