Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados no IFMG campus Formiga possuem uma formação que vai muito além do conhecimento técnico aprendido em cada curso. Prova disso são os conteúdos presentes nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) que tratam de temas como direitos humanos, cultura afro-brasileira, empreendedorismo e a realização de atividades que exercitem e propiciem a transversalidade de temas e disciplinas. Essa transversalidade e a integração de conteúdos são trabalhadas de forma mais efetiva nos Projetos Integradores, que possuem como objetivo principal o desenvolvimento de projetos inter/multidisciplinares pelos alunos.

Em 2022, os estudantes dos primeiros anos realizaram o Projeto Integrador sob a orientação do professor Cassiano de Andrade Ferreira e puderam contar com a participação de outros professores na execução de algumas ações. Os projetos deveriam seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O projeto foi realizado/elaborado o ano todo, sendo que a aplicação prática, relação direta com a comunidade local, ocorreu mais enfaticamente no último trimestre letivo, à exceção do projeto “Segue o Fluxo”, que arrecadou e distribuiu absorventes para mulheres em estado de pobreza menstrual e que foi efetivo praticamente o ano todo, abordando o objetivo sustentável sobre saúde e bem estar.

Além deste, também foram realizados os projetos:

“Alimente-se bem”: que visou ajudar as pessoas a ter uma boa alimentação de maneira acessível e realizou arrecadação de alimentos para doação. O objetivo escolhido foi referente à boa alimentação e fome.

Palestras para potencializar conceitos na educação: uma palestra sobre educação ambiental, que visou abordar temas como a importância da água e da natureza; o impacto da separação dos resíduos e os danos que os dejetos causam aos animais e foi ministrada aos alunos do Cemei pelo professor do Campus, Anderson Alves Santos. Outra palestra sobre educação financeira ministrada pela professora Alessandra Cristina da Silva, que ressaltou a importância de economizar; os benefícios de pensar no futuro; saber juntar para quando surgirem emergências. O objetivo escolhido pelo grupo foi referente à educação de qualidade.

“Preconceito não é opinião”: o grupo criou um perfil no Instagram para falar sobre o tema e fez a divulgação do perfil nos murais do Campus, além disso, organizaram uma palestra sobre Orçamento Doméstico, ministrada pelo professor Marcos Franke, aos estudantes da Escola Polivalente. Objetivo escolhido referente à redução das desigualdades.

Urbanização – coleta seletiva de lixo: realização de ações para a conscientização sobre a separação do lixo no Campus de forma a possibilitar o descarte correto de resíduos. Objetivo referente à Vida Terrestre.

O professor Cassiano ressalta o aprendizado obtido pelos estudantes com a realização dos projetos. Ele conta que durante a elaboração os alunos puderam identificar o que daria certo e, após cometerem alguns erros, ajustaram as estruturas dos projetos e fizeram os contatos com os demais professores, com as escolas e instituições para a realização das atividades. Os alunos atuaram de forma efetiva fora da sala de aula, indo além dos conhecimentos teóricos e gerando benefícios reais para a comunidade local. Cassiano também agradeceu aos professores envolvidos, sem eles não seria possível desenvolver um projeto realmente Integrador. Por fim, destacou a pro atividade e amadurecimento dos alunos no desenrolar das atividades dos projetos.