Trabalhar a questão indígena nas escolas é fundamental para que a sociedade conheça seu próprio país, buscando a valorização, a difusão e a preservação de sua rica cultura. E, em comemoração à data dedicada aos povos indígenas, 19 de abril, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFMG realiza a live “Uma conversa sobre os Povos Indígenas no Brasil”, às 14h, no canal IFMG Play (clique aqui)

Para debater esta questão, foram convidados os professores Nei Xakriabá (Escola Indígena Xukurank), Tales Bedeschi (IFMG Campus Santa Luzia), Natália Braz da Conceição (Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena) e Juliana Fernandes (IFMG Campus Ribeirão das Neves).

Sobre os palestrantes:

Vanginei Leite Silva, conhecido como Nei Leite Xakriabá, é professor indígena, atuando na Escola Indígena Xukurank. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (EBA-UFMG), pesquisador e ceramista. Filho da ceramista Dona Dalzira, sua primeira mestra, com quem aprendeu a modelar as primeiras formas de argila. Mora na Aldeia Barreiro Preto, Terra Indígena Xakriabá, no município de São João das Missões, Minas Gerais. É presidente da Associação de Artesãos Indígenas do Povo Xakriabá. @ceramicaindigenaxakriaba

Tales Bedeschi é artista visual e capoeirista, discípulo de Mestre João Angoleiro. Como professor de Artes do IFMG Campus Santa Luzia, tem dialogado com professores dos povos Pataxó e Xakriabá, a fim de se instrumentalizar para o atendimento da Lei nº11.645/2008, que versa sobre o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas no ensino formal. Em sua tese de doutorado, questionou: como ensinar culturas e histórias que nunca aprendi? Desde então, tem se interessado em experimentar processos educativos Pataxó e Xakriabá na sala de aula.

Natália Braz da Conceição é da etnia Pataxó, Aldeia Geru Tucunã Pataxó, no município de Açucena. É formada em Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas, com habilitação em Linguagens na Faculdade de Educação (FaE-UFMG). Representante da Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena.

Juliana Ventura de Souza Fernandes é professora do IFMG Campus Ribeirão das Neves e da Pós-graduação em Educação das Relações Étnico-Raciais do IFMG Campus Bambuí. É doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com atuação nos campos da História Indígena, Violações de Direitos dos Povos Indígenas, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Intercultural. Atualmente, realiza Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Educação da UFMG.

Assista a live:

Serviço: