Será realizada hoje, dia 02, a partir das 19h, a abertura da II Semana de Matemática e II Dia do Egresso com a participação de autoridades do Campus e dos organizadores da atividade. O evento será online com transmissão ao vivo pelo canal IFMG Play. A palestra de abertura com o tema: Educação Estatística, pensamento crítico e pensamento criativo nas aulas de matemática será ministrada pela professora da PUC Campinas Celi Espasandin Lopes.

O objetivo desta palestra é discutir a abordagem da Educação Estatística nas aulas de matemática de forma a favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e do pensamento criativo. Considera-se o protagonismo do professor e dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da matemática e da estatística.

Argumenta-se que o professor tem um papel fundamental na formação dos estudantes, no que diz respeito a metodologias que destaquem o protagonismo deles e promovam a produção coletiva e colaborativa de conhecimento. Com isso, defende-se uma escola com princípios democráticos, em que o respeito à diversidade, o trabalho colaborativo e o diálogo sejam considerados na resolução de situações problemas reais.

A partir de quarta-feira as atividades serão realizadas presencialmente no Campus Formiga conforme programação abaixo:

Programação II Semana da Matemática

A transmissão será pelo canal IFMG Play (https://www.youtube.com/watch?v=Yp4KEzQ-LgY).