Na noite de ontem, 02 de maio, foi realizada a abertura da II Semana Acadêmica e II Dia do Egresso do curso de Licenciatura em Matemática. O evento aconteceu de forma online e foi transmitido ao vivo pelo canal IFMG Play. A professora coordenadora do curso e membro da Comissão Organizadora, Cirleia Barbosa, conduziu os trabalhos da noite, que teve tradução simultânea em Libras feita pela intérprete Luana Dias.

A abertura foi realizada pelo diretor-geral do Campus, Washington Santos Silva, que agradeceu a disponibilidade da professora Celi Espasandin Lopes, da PUC de Campinas, em conceder a palestra de abertura; parabenizou a comissão organizadora pela realização do evento de extensão, que visa aproximar o curso da comunidade, promover o debate sobre a formação docente em matemática, além de fazer o acompanhamento do egresso do curso, algo que ele considera extremamente importante. O diretor destacou ainda a necessidade de formarmos mais pessoas nesta área e que todos os eventos que promovam a quebra de barreiras, a desmistificação da área e a divulgação científica são de grande importância.

O diretor de ensino, Mário Oliveira, ressaltou o quanto é importante conhecer os alunos que estamos formando e mencionou que a matemática ainda é pouco valorizada no Brasil, por isso a realização de eventos onde haja a promoção da área é imprescindível.

Na palestra de abertura, proferida por Celi Lopes, com o tema “Educação Estatística, pensamento crítico e pensamento criativo nas aulas de matemática”, a professora discutiu a abordagem da educação estatística nas aulas considerando o protagonismo do professor e dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

A professora destaca que a sala de aula é sempre um desafio e promover a aprendizagem dos alunos em qualquer nível de estudo é uma grande satisfação e realização. “A educação pra mim é sim, momentos ímpares da gente colocar o amor em movimento, porque quando a gente se debruça a pensar a aprendizagem do outro é porque a gente se preocupa com o outro”.

Durante a palestra, os participantes puderam enviar comentários e perguntas pelo chat, que foram mencionados e discutidos ao final da apresentação da professora.

Hoje, a partir das 18h30, acontecem dois minicursos no IFMG campus Formiga: “Inteligência Lógico-matemática e Inteligência Musical: há possíveis interseções?” e “O uso de criptografia no ensino de funções e matrizes”.

Amanhã, quinta-feira, dia 04, às 18h30 acontece a palestra “Matemática aplicada à cardiologia: um modelo matemático e a quebra de um paradigma” e às 20h40 uma mesa redonda sobre os programas PIBID e Residência Pedagógica no IFMG - Campus Formiga.

Na sexta-feira, dia 05, a partir das 19h, será o Dia do Egresso, um momento onde diversos ex-alunos do curso participam de uma roda de conversa sobre sua formação e atuação no mercado. Neste dia também haverá apresentação musical e um coffee break.