O Curso de Licenciatura em Matemática do IFMG – Campus Formiga promoveu, do dia 02 a 05 de maio, a II Semana Acadêmica e o II Dia do Egresso. O evento contou com a participação de alunos e egressos do curso, discentes dos demais cursos do Campus e membros da comunidade externa. Todas as atividades foram gratuitas e envolveram palestras com transmissão online e presencial, minicursos, mesa redonda e roda de conversa.

A abertura do evento, no dia 02, foi no formato online, com transmissão ao vivo pelo canal IFMG Play, possibilitando a integração do curso com a comunidade externa. A cerimônia contou com a presença de convidados do IFMG campus Formiga e com a palestra da professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC de Campinas, Celi Espasandin Lopes, que abordou o tema: "Educação Estatística, pensamento crítico e pensamento criativo nas aulas de matemática".

A partir do dia 03, as atividades aconteceram nas dependências do Campus, no turno da noite, abordando tópicos como: inteligência lógico-matemática e inteligência musical, criptografia, matemática aplicada à cardiologia; além de relatos de experiência de envolvidos nos Programas Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica.

A presidente da comissão organizadora do evento e coordenadora do curso, Cirléia Pereira Barbosa, contou que a realização desta Semana foi motivada pela continuidade do primeiro evento, a primeira edição da Semana Acadêmica e do Dia do Egresso do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus Formiga, que aconteceu em março de 2022, sendo de curta duração e destinada apenas aos alunos do curso.

A organização desta segunda edição contou com a colaboração dos professores Alex Eduardo Andrade Borges, Ana Paula Francisca Pires da Rocha e Thais Oliveira Duque, juntamente com os discentes José Francisco, Gabriela, Igor, Maria Luiza e Mayra.

A professora Thais Duque destaca que "a II Semana Acadêmica foi um evento de integração e disseminação do conhecimento. É muito importante que o Campus esteja aberto para toda a comunidade (interna e externa). Também destaco a relevância do diálogo com professores e pesquisadores de outras instituições de ensino, como a participação da palestrante Celi Espasandin Lopes da PUC-Campinas".

A professora Cirleia Barbosa agradece a todas as pessoas que estiveram envolvidas na organização do evento e ressalta que é muito importante a promoção de eventos que incentivem o diálogo e a disseminação do conhecimento. Para ela, “a realização da II Semana Acadêmica e II Dia do Egresso promoveu uma integração do curso com a comunidade externa e possibilitou um reencontro com os egressos, cujas trajetórias de sucesso serviram de motivação para os alunos da Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus Formiga”.