A pró-reitoria de Extensão do IFMG realizou na noite de quarta-feira, 17 de maio, a cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Extensionista aos vencedores do ano de 2022. O Campus Formiga teve três projetos premiados e servidores integrantes de cada projeto estiveram presentes na premiação para o recebimento das placas de honra ao mérito e dos certificados. Veja abaixo os projetos premiados. 

Os ganhadores da segunda edição do Prêmio foram anunciados em live realizada no dia 14 de dezembro. Criado em 2021, o prêmio tem o intuito de valorizar o crescimento da extensão no IFMG, condecorando as personalidades, os campi e os projetos de maior destaque a cada ano. 

Os projetos do Campus Formiga foram premiados nas categorias "Destaque Proex", entregue àqueles que tenham se destacado na proposição, condução, gestão ou promoção de ações extensionistas, e "Destaque Local", entregue aos proponentes das melhores ações extensionistas de cada campus, eleitos pela comunidade. 

Para receber os prêmios de "Destaque Proex" foram os professores José Moreira de Rezende e Carlos Augusto Magalhães Júnior; já para receber o prêmio "Destaque Local" estiveram presentes a professora Maisa Kely de Melo e a jornalista Ana Maria Teles. 

Maisa de Melo, que é coordenadora de um dos projetos vencedores, falou sobre a premiação: "Parabéns ao IFMG pela realização do evento. As atividades extensionistas estão no DNA dos Institutos Federais e devem ser estimuladas cada vez mais, pois é através delas que encontramos a comunidade externa e podemos oferecer nossos serviços nas mais variadas áreas". 

O projeto de extensão "Conexão Educação Física: produção de vídeos sobre cotidiano da Educação Física Escolar” foi premiado pela segunda vez. 

“Destaque Proex”

  • Projeto Luminotécnico para residências aplicando requisitos da certificação GBC Brasil LIFE e análise de viabilidade econômica”, coordenado pelo professor José Antônio Moreira de Rezende, que capacitou os participantes quanto à realização de projetos luminotécnicos de edificações residenciais empregando-se uma metodologia que incorpora os critérios relacionados aos sistemas de iluminação e que são exigidos pela certificação GBC Brasil LIFE. Para tal utilizou-se uma residência modelo típica enquadrada no programa habitacional do governo brasileiro.
  • Conexão Educação Física: produção de vídeos sobre cotidiano da Educação Física Escolar”, coordenado pelo professor Carlos Augusto Magalhães Júnior. Destaca-se que este é um projeto interinstitucional realizado pelo IFMG, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UEMG) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

“Destaque Local”

  • Formiga Emprega: destaque-se no mercado de trabalho”, coordenado pela professora Maisa Kely de Melo. Com uma programação diversificada, o evento reuniu palestrantes especialistas em recrutamento de pessoas com o objetivo de conscientizar os presentes sobre as etapas envolvidas em um processo seletivo de trabalho e ofertar muitas dicas para que eles se diferenciem de outros candidatos. 

 

Servidores do campus que estiveram presentes na cerimônia: José Antônio, Maisa Melo, Ana Maria e Carlos Augusto

 

Os coordenadores dos projetos vencedores: José Antônio, Maisa e Carlos Augusto


José Antônio recebendo o prêmio pelo projeto luminotécnico

 

Carlos Augusto recebendo o prêmio pelo projeto relacionado a área de Educação Física

 

Maisa e Ana Maria recebendo o prêmio na categoria Destaque Local