Foi publicada nesta segunda-feira, dia 22 de maio, pela Comissão Eleitoral Central (CEC) a lista definitiva de candidaturas homologadas para concorrer ao cargo de reitor do IFMG e de diretor-geral dos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista, mandato 2023-2027. Não houve mudanças em relação à lista anterior, divulgada em 17 de maio, uma vez que nenhuma candidatura foi impugnada.

Em todos os campi  incluídos neste processo há, pelo menos, dois concorrentes ao cargo de diretor-geral. No Campus Formiga os candidatos são os professores: Francisco Renato Tavares e Patrick Santos de Oliveira. Para reitor, são quatro candidatos: Carlos Bernardes Rosa Júnior, Flávio Vasconcelos Godinho, Rafael Bastos Teixeira e Solange Rodrigues.

A partir desta terça-feira, dia 23, tem início a campanha eleitoral, que poderá ser realizada até 13 de junho, nos moldes previstos no regulamento da Resolução nº 4/2023. É permitida propaganda eleitoral através de: palestras, entrevistas, debates, web conferências e transmissões ao vivo; cartazes em tamanho A3, fixados em áreas definidas pela Comissão Eleitoral Local; materiais gráficos diversos, para distribuição individual (exceto adesivos e fixação de outros materiais gráficos); blogs, e-mail pessoal do candidato, sites e redes sociais do candidato, bem como perfil de grupo/comunidade de apoio ao candidato em redes sociais; e-mail institucional do IFMG. Em todos os casos, devem ser observadas as regras definidas pela Comissão Eleitoral.

Eleições

A votação para o cargo de reitor do IFMG e de diretores-gerais ocorrerá no 14 de junho, das 8h às 21h, pelo ambiente virtual Helios Voting, em todas as unidades do IFMG. O voto é secreto, facultativo e têm direito a participar os servidores (docentes e técnicos administrativos) do quadro ativo permanente do IFMG, assim como os alunos regularmente matriculados até 11 de junho nos cursos de ensino técnico integrado ao médio, técnico concomitante, técnico subsequente, Proeja, de graduação (tecnológico, licenciatura e bacharelado) e de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. As listas de votantes serão divulgadas com antecedência pelas comissões eleitorais, bem como instruções de acesso ao sistema de votação on-line. "Nosso objetivo é que haja a maior participação possível da comunidade, com isonomia e transparência, por isso estamos verificando com cuidado todas as fases do processo", afirma o presidente da Comissão Eleitoral, Gladyston Roberto.

Na apuração dos votos, as três categorias - servidores docentes, servidores técnico-administrativos e corpo discente - têm o mesmo peso, conforme equação matemática informada no regulamento. O processo de apuração será iniciado após o encerramento da votação. Os resultados serão divulgados pela Comissão Eleitoral Central no dia 16 de junho. Após o prazo de recursos, toda a documentação referente ao pleito será encaminhada ao Conselho Superior do IFMG, que em 3 de julho homologará o resultado das eleições.

Campi avançados

Nesta eleição, o IFMG elegerá, além de reitor, diretores-gerais para os 12 campi mencionados acima. Já nos campi avançados -  Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Itabirito, Piumhi e Ponte Nova -, a proposta é que o pleito ocorra separadamente. Nestas unidades, a legislação prevê que a nomeação de diretores é prerrogativa do dirigente máximo da instituição. Entretanto, em comunicado, o atual reitor, Kléber Glória, informou que pretende promover a consulta pública, como fez nos anos anteriores. Para isso, se reunirá com os candidatos ao cargo de reitor a fim de ter o compromisso de que o resultado da consulta será respeitado e, então, publicar o regulamento deste processo.

Candidatos a reitor

A  CEC também definiu, por sorteio, a ordem em que os nomes dos candidatos a reitor aparecerão na cédula eletrônica de votação. O sorteio foi realizado às 16h do dia 22, na Reitoria, e os candidatos ou seus representantes tiveram oportunidade de acompanhar ao vivo.

Ordem dos nomes dos candidatos a reitor na cédula de votação:

Rafael Bastos Teixeira

Carlos Bernardes Rosa Júnior

Solange Rodrigues

Flávio Vasconcelos Godinho

Candidatos a diretor-geral

A  Comissão Eleitoral local também definiu, por sorteio, a ordem em que os nomes dos candidatos a diretor-geral aparecerão na cédula eletrônica de votação.

1. Patrick Santos de Oliveira 

2. Francisco Renato Tavares

 

Lista final de candidatos

Acompanhe todas as etapas do processo eleitoral