O professor Patrick Santos de Oliveira foi eleito para a direção-geral do IFMG campus Formiga, mandato 2023-2027, com 49,42% dos votos da comunidade acadêmica. O outro candidato, Francisco Renato Tavares obteve 31,47% dos votos. Para a reitoria do IFMG foi eleito o professor Rafael Teixeira Bastos, atual diretor-geral do IFMG campus Bambuí, com 34,82%.

A votação foi realizada nesta quarta-feira, dia 14, de forma online, pelo sistema Helios Voting e contou com a participação de toda a comunidade do IFMG para a escolha de reitor e da comunidade interna do Campus, para a direção local.

Patrick Oliveira é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação e Automação pela Fundação Educacional de Barretos, mestre em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

É professor no Campus desde 2011 nos cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica e técnico integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica. Integra o Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) e é membro da equipe gestora do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU LabMaker) desde a sua criação, onde é coordenador substituto.

Durante sua carreira no campus foi membro dos órgãos colegiados do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica (Colegiado e Núcleo Docente Estruturante), coordenador de curso, participou de Comissões como a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Comissão de Afastamento e Comissão Permanente Central do Programa de Avaliação de Desempenho (CPLAD).

Atualmente integra o Colegiado do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica e é o representante do IFMG Campus Formiga no Comitê Executivo do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (COMCITIE).

O diretor eleito agradece a todos que colaboram na campanha e aos eleitores: “gostaria de expressar minha profunda gratidão a todas as pessoas que acreditaram em nossas propostas e depositaram sua confiança em mim para liderar o nosso Campus rumo a um patamar cada vez mais elevado. Aos estudantes, servidores, ex-alunos e membros da comunidade externa, quero transmitir o meu sincero agradecimento”.

Patrick também mencionou a importância das conversas com os segmentos da comunidade do campus. “Durante a campanha eleitoral tivemos momentos de debates e discussões sobre assuntos relevantes e agora estamos prontos para entrar em uma fase de diálogo e construção conjunta. Servidores e estudantes caminharão lado a lado, unindo esforços em prol de um ensino de qualidade e de um ambiente verdadeiramente acolhedor”.

Por fim ressaltou que o próximo passo é trabalhar em prol do crescimento e desenvolvimento do Campus. “Com confiança, determinação e empatia estaremos preparados para enfrentar os desafios que virão, sabendo que somos capazes de construir um futuro brilhante para nosso Campus e para cada indivíduo que faz parte dele”.

Ainda não há data para a posse do novo diretor. Após a aprovação do processo no Conselho Superior do IFMG e a homologação do resultado, o nome do reitor eleito será encaminhado ao Ministério da Educação, que definirá a data de posse e, por sua vez, o novo dirigente máximo do IFMG dará posse aos diretores escolhidos pela comunidade.

Veja o resultado completo para todos os cargos

Saiba mais sobre o processo eleitoral do IFMG