A equipe do IFMG campus Formiga composta pelo professor Douglas José Mendonça e pelos estudantes Luis Felipe da Costa, André Victor Luiz Cândido Ribeiro e Marcus Vinicius Silvestre Carneiro foi a grande vencedora do Desafio Jovem Empreendedor na categoria ensino superior/tecnológico promovido pelo Sebrae. Foram mais de 5.000 inscritos divididos em 1213 equipes e as 12 melhores foram para a final nacional.

O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa que irá mergulhar no universo da Economia Criativa e pensar em um novo game para conquistar o mercado. Os participantes vivenciam, por meio de uma experiência digital de aprendizagem, o universo e as possibilidades do mundo empreendedor.

A equipe do Campus desenhou o Smart World, um jogo onde o participante tem a oportunidade de construir uma cidade do zero e embarcar em uma jornada única através do tempo em busca de conhecimento. Para construir a cidade o jogador tem que voltar a marcos históricos, como, por exemplo: para construir uma ponte, o participante deve viajar no tempo, ao Império Romano, onde eles construíram as pontes, e assim entender o contexto e a mecânica de construção de uma ponte. Após realizar missões e desbloquear esse conhecimento, ele volta para o presente e constrói as coisas na sua cidade.

O professor Douglas Mendonça conta que a ideia é proporcionar idas e vindas para que o jogador conheça a história, aprenda as habilidades e aí sim volte ao presente e desenvolva a sua cidade. “No presente é um jogo de simulação, onde existem todos os problemas para desenvolver uma população e quando viaja ao passado, é um jogo de estratégia em tempo real onde precisa vencer desafios, lutar batalhas, ganhar o aprendizado dentro de uma situação histórica, para conseguir desenvolver a cidade no presente”.

A avaliação dos projetos foi realizada por desenvolvedores de jogos da indústria mineira e por influenciadores digitais reconhecidos no mercado de games. Os desenvolvedores consideraram aspectos técnicos, artísticos e narrativos do jogo, compartilhando insights sobre o design, a jogabilidade, os gráficos e a imersão do projeto apresentado e os influenciadores consideraram o apelo do jogo junto aos jogadores e identificaram possíveis pontos fortes e áreas de melhoria.

Douglas ressalta que o orgulho que sente do trabalho desenvolvido pelos estudantes da equipe é indescritível, pois reconhece a superação de obstáculos, a perseverança e o compromisso que eles demonstraram em cada etapa do desafio. Ele acredita firmemente no potencial dos estudantes para se tornarem líderes e empreendedores de sucesso no futuro.

“Ao longo das quatro fases desse desafio, esses jovens demonstraram uma determinação exemplar, enfrentando cada etapa com empenho e comprometimento. Na fase final nacional, onde ocorreu um encontro presencial, os estudantes mostraram um nível de foco impressionante. Conscientes da importância do momento, eles estavam dispostos a ir além dos limites para garantir uma apresentação impecável. Foram noites sem dormir para treinar o pitch, aprimorar o teaser e aperfeiçoar o mockup do game”, detalha o professor Douglas Mendonça.

Como parte do prêmio, a equipe irá para São Paulo participar do BIG Festival (Best International Games Festival) entre os dias 28 de junho e 02 de julho. O evento acontece desde 2012 e é o mais importante festival de games da América Latina. ​Além de expor ao público os mais inovadores jogos do mundo inteiro, o festival também é o principal ponto de encontro de quem quer entender a fundo o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina. É um momento de imersão no mundo dos games.

O IFMG campus Formiga parabeniza a equipe pela conquista e reforça seu compromisso de incentivar a inovação e o empreendedorismo aos nossos estudantes. Destaca também a importância do LICEU LabMaker na instituição, tendo em vista que os três estudantes já foram bolsistas no laboratório e o professor Douglas integra a equipe gestora.