O Projeto de Extensão Meliponicultura Cidadã, do IFMG campus Formiga, coordenado pelo professor Patrick Santos de Oliveira, está sendo novamente desenvolvido em 2023 e visa principalmente conscientizar a comunidade do campus sobre a importância das Abelhas Nativas sem Ferrão (ANSFs), as quais, mesmo que naturais do Brasil, são pouco conhecidas em nosso país.

Além disso, o projeto também objetiva maior sensibilização da comunidade interna e externa quanto ao meio ambiente e a sua conservação, sendo que as abelhas são parte essencial na produção de alimentos e no bem-estar ambiental.

O projeto também possui algumas ações internas em relação ao campus Formiga, como o plantio de mudas, realização de oficinas e participação em eventos como a Jornada da Ciência e Tecnologia e ainda é uma ação do grupo de pesquisa GSE.

Em 2022 o projeto foi desenvolvido pelo professor junto a estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos. Este ano os participantes do projeto já iniciaram as ações fazendo podas e plantando novas espécies.

Para 2023 ainda estão previstas novas oficinas de plantio de mudas e de cuidado com as que já estão plantadas; de confecção de iscas; construção de caixinhas; degustação dos produtos oriundos do cultivo e para que a comunidade conheça mais sobre as abelhas sem ferrão. Outra ação a ser realizada pelo grupo é uma enquete onde a comunidade poderá participar na escolha de qual planta frutífera será plantada pela equipe.

Com todas estas ações, o professor Patrick destaca que o principal foco do projeto é conscientizar a comunidade sobre a existência das abelhas nativas sem ferrão e como ajudar a conservá-las.

Se você tem interesse em participar das ações do projeto, basta entrar em contato pelo Instagram @meliponicultura_formiga

Cuidado e manutenção com as espécies já plantadas

Plantio das mudas realizado pelo professor Patrick

Oficina de construção de iscas realizada em 2022