Um trabalho, que vinha sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, teve apresentação realizada na tarde do dia 17 de outubro. O trabalho consistiu na criação e acompanhamento de uma empresa fictícia durante todo o ano.

A atividade foi coordenada pelo professor Gustavo Valadares, que ministra a disciplina de Noções de Administração aos estudantes do 2º ano do curso técnico integrado em Administração e foi apresentada durante a segunda edição da JornaTEC.

Os alunos foram estimulados a criarem uma empresa, desenvolver o planejamento futuro, determinar missão e visão, criar organogramas e descrever os cargos e atribuições, criar uma marca, além da criação de um produto inovador ou evolução de um produto preexistente. “No processo de criação do produto os alunos puderam experimentar ainda a realização de pesquisa de mercado, concepção de protótipos, precificação, desenvolvimento de embalagens e marcas dos produtos, bem como a criação de peças de propaganda para melhor promover suas criações”, comenta Gustavo.

Os produtos desenvolvidos foram desde micro-ondas acoplado à mochila escolar, até a criação de papel impermeável, dentre outros. “Todo o trabalho desenvolvido foi acompanhado por uma planilha que continha a ferramenta 5W2H´s, de controle de atividades, ferramenta essa muito útil no cotidiano dos técnicos em Administração”, ressalta.

O professor destaca que os trabalhos foram muito bem desenvolvidos pelos alunos. “Com a atividade proposta, os alunos puderam experimentar, na prática, todos os conceitos teóricos vivenciados em sala de aula durante todo o ano, o que contribui para um melhor aprendizado dos conceitos abordados”, concluiu.