A VI Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG – Campus Formiga teve início ontem, dia 19 de outubro, e além de palestras e minicursos realizados na sede do Campus Formiga, foi realizada, no Espaço Barão 527, a abertura oficial do evento.

A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor-geral do Campus Formiga, Washington Santos da Silva, do diretor-geral do Polo de Inovação Formiga, professor Fábio Lúcio Correa Júnior, do secretário de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, professor Bruno César de Melo Moreira, do responsável técnico do Sebrae em Formiga, Eduardo Avelino, de servidores e estudantes do Campus e participantes da comunidade externa.

A primeira palestra da noite trouxe o tema “Negócios Inovadores” ministrada pelo consultor do Sebrae, Leonardo Faria Campos. Durante a palestra, Leonardo apresentou a evolução tecnológica aliada à evolução nos negócios, demonstrando suas falas com casos de sucessos, incluindo diversas startups.

Na sequência, o empresário Osmar Lourenço Vaz contou que “Nada resiste ao trabalho”. Com muito bom humor, Osmar contou sua história de vida e da criação da empresa Prumo Engenharia, sediada em Formiga, que hoje é presidida por um de seus filhos. Com sua história de sucesso, ele motivou os estudantes a trabalharem, inovarem e conquistarem um espaço no mercado. Deixou a mensagem de que com conhecimento, trabalho, persistência e humildade, se pode chegar aonde se deseja.

Segundo o Diretor-Geral, Washington S. Silva, a Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia realizada pelo campus representa algumas das principais finalidades dos institutos federais, que são fomento à inovação de base tecnológica e ao empreendedorismo, temas que segundo ele devem ser incorporados efetivamente pelos cursos para a formação adequada dos profissionais do século XXI, disse ainda que espera que o Polo de Inovação Formiga seja um forte catalizador da cultura da inovação no campus.

Para o secretário de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, professor Bruno César de Melo Moreira, esta edição da Jornada, que traz como tema principal, a Inovação, deve despertar nos estudantes a ideia de que inovar é preciso e que o Campus Formiga e o Polo de Inovação possuem algumas ferramentas que podem auxiliar neste processo.

O diretor-geral do Polo de Inovação, professor Fábio Lúcio Correa Júnior, aproveitou o momento e destacou a importância do Polo de Inovação como agente indutor de inovação tecnológica no IFMG e no Campus Formiga, tema da Jornada. O diretor fez um convite à comunidade acadêmica para participar deste projeto importante e de grande relevância institucional.

Mesa de honra - abertura da VI Jornada

Palestrante Leonardo Campos