O egresso do Mestrado Profissional em Administração, Juliano Mendonça Terra, apresentou o artigo intitulado "Gestão de Risco nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia" no 3º Congresso de Gestão de Riscos Corporativos organizado pela FEA/USP, realizado no dia 04 de dezembro de 2023 de forma online.

O artigo contém parte dos resultados de sua dissertação de mestrado concluída em junho de 2023, orientada pelos professores Washington Santos da Silva e Lélis Pedro de Andrade. O artigo contou ainda com a participação dos professores Miguel Rivera Peres. Jr e Alexandre Pimenta. O egresso e seus co-autores pretendem submeter o artigo a um revista científica no início de 2024.

Sobre a dissertação

A pesquisa desenvolvida por Juliano em sua dissertação teve como objetivo apresentar a percepção dos responsáveis pela gestão de riscos dos institutos federais, sobre as práticas adotadas, identificação dos principais riscos, desafios da implantação e impactos e contribuições decorrentes da implantação da gestão de riscos.

A aplicação da pesquisa nos institutos federais se deu pela relevância da autarquia no cenário educacional nacional, singularidade do desenho organizacional e inexistência de estudos específicos sobre a gestão de riscos nessa autarquia federal. Entre os principais resultados, há evidências de um esforço relevante da administração dos institutos federais para a implantação da gestão de riscos, sendo que os responsáveis diretos percebem sua importância e potencial, entretanto, constataram-se diversas e importantes fragilidades no status atual de implantação, como a falta de mapeamento de processos, possíveis capacitações ineficientes, excesso de demandas dos servidores, falta de engajamento e desconhecimentos de ferramentas tecnológicas que facilitam a gestão de riscos. Outro resultado importante é a indicação que as instituições têm uma preocupação maior com riscos operacionais do que com riscos financeiros.

Acesse a dissertação completa