A equipe de Robótica G.I.Ants do IFMG Campus Formiga, que ainda está em processo de formação, visitou em Lagoa Santa/MG, o campeonato regional do Torneio Brasil de Robótica – TBR, no dia 20 de outubro de 2023. Participaram da visita 13 estudantes dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica e Informática, e a professora Denise Garcia Rezende, que teve como objetivo conhecer, entender e aprender sobre a dinâmica e as regras desse torneio, principalmente a modalidade High.

O Torneio Brasil de Robótica – TBR é uma iniciativa da empresa R2E – Robótica Educação e Eventos que, além de ofertar uma modalidade própria de evento de cunho educativo-científico-tecnológico que objetiva preparar crianças, jovens e adultos jovens para atuarem de diferentes modos na pluralidade científica e tecnológica do mundo do trabalho.

O torneio de robótica envolve utilizar princípios de engenharia para criar e programar um robô utilizando kits de robótica de qualquer natureza, LEGO, Arduino, ou qualquer outra plataforma. O robô, construído em equipe pelos jovens, tem que cumprir várias tarefas e soluções ligadas ao tema definido pela temporada, além de desenvolverem o trabalho de pesquisa.

Na regional Belo Horizonte participaram em média 30 equipes nas modalidades Kids (Ensino Fundamental I), Middle (Ensino Fundamental II) e High (Ensino Médio). 40% das equipes mais bem avaliadas foram classificadas para etapa nacional, que ocorreu nos dias 09 e 10 de dezembro, em Brasília/DF.