Durante o dia 14 de março, integrantes das equipes do IFMG campus Formiga da competição Technovation Girls, participaram do I Workshop de Ideação, realizado no Campus da UFV na cidade de Florestal.

Contando a participação de equipes do Campus Florestal da UFV e dos campi do IFMG Formiga, Ribeirão das Neves e Ouro Branco, o evento teve o objetivo de reunir competidoras, mentores e equipe organizadora da competição em Minas Gerais.

O workshop foi organizado pela equipe do programa MinasCoders do Campus Florestal, que objetiva promover ações para atrair, motivar e fixar meninas da comunidade de Florestal nos cursos de informática e computação, visando aproximar a tecnologia do universo feminino, reduzir as desigualdades de gênero no mercado de trabalho e potencializar a participação feminina nestas áreas.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre protagonismo feminino, proferida pela psicóloga Maria Tereza Lopes Costa, e começar a esboçar a ideia de criação do aplicativo para a competição.

O Technovation Girls é um projeto sem fins lucrativos voltado para educação tecnológica e está em sua nona temporada. A iniciativa busca capacitar meninas a se tornarem líderes, criadoras e solucionadoras de problemas na área da tecnologia, por meio da criação de um aplicativo de celular com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante as etapas da competição, as participantes aprendem sobre programação, design, empreendedorismo, edição de vídeo, além de terem contato com a língua inglesa, tudo isso proporcionado com a ajuda de pessoas mentoras voluntárias.

No IFMG campus Formiga, além de estudantes com idades entre 15 e 18 anos, estão envolvidas professoras, técnicos administrativos e estudantes da graduação.