De 03 a 05 de abril, representantes do IFMG campus Formiga e do Polo de Inovação marcaram presença no workshop sobre Planejamento Estratégico, realizado no IFMG campus Bambuí, evento que reuniu palestrantes de várias regiões do país.

O objetivo do workshop foi reunir gestores de todas as unidades do Instituto para discutir pautas da Rede Federal e dar oportunidades para que esses gestores levantem fatores externos que possam impactar positiva ou negativamente o IFMG, uma forma de capacitar as equipes para construírem o Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2028

Do campus Formiga estiveram presentes o diretor-geral Patrick Oliveira, o diretor de ensino, Mário Oliveira, a diretora substituta de Administração e Planejamento, Gisele Castro, e o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Invoação do Polo de Inovação, Rodrigo Zacaroni.

No dia 03, o workshop foi aberto pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Heloísa Cristina Pereira, pelo reitor do IFMG, Rafael Bastos, pelo diretor de Desenvolvimento Institucional e responsável pelo evento, Wilson Vieira da Costa e pelo diretor do Campus Bambuí, Humberto Garcia Carvalho. Além disso, a estudante do Campus Bambuí, Inês Venusta Carvalho, fez uma apresentação acerca da cultura do berrante.

No período da manhã do mesmo dia, Wilson e o servidor Matheus Costa Frade falaram sobre os métodos que estão sendo utilizados para que o IFMG construa seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028). Durante a apresentação, eles ressaltaram que esse método prevê etapas posteriores nas quais toda a comunidade escolar será envolvida.

O professor do Campus Santa Luzia, Leandro de Aguiar e Souza, apresentou o projeto em andamento WebGis que, entre suas ações, vem identificando arranjos produtivos locais e regionais nas áreas onde ficam os campi do Instituto. Já a pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do IF de Pernambuco, Juliana Souza Andrade, propôs ao público o desafio de se alinhar estratégias do PDI do IFMG ao da Rede Federal.

As atividades do período da tarde foram iniciadas pela oficina ministrada por Jéssica Pereira dos Santos, que atuou por vários anos na Setec e, atualmente, está na Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Jéssica falou sobre desafios e perspectivas das instituições da Rede, considerando questões relacionadas ao orçamento público. Por último, Juliana Legentil Faria, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, falou (virtualmente) sobre novas perspectivas de trabalho e o Programa de Gestão de Desempenho nas instituições federais de educação, ciência e tecnologia.

Diversas oficinas foram realizadas nos dias 04 e 05 abordando as várias áreas de atuação dos gestores. E, no último dia a atividade incluiu a realização piloto do Pró-Gestores, que é um programa de capacitação de gestores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com participação de representantes da Secretaria.