Na noite de ontem, dia 06 de dezembro, o empresário formiguense José Carlos Brandão da Costa, dono da Retran Presentes e Retran Joias, esteve no Campus Formiga conversando com estudantes da área de Gestão cursantes das disciplinas Aprendizagem Organizacional, Teoria das Organizações e Empreendedorismo e Inovação, durante o primeiro encontro do Papo Empreendedor.

José Carlos falou sobre o início da sua empresa, que está hoje gerida pela quarta geração de sua família, sobre as dificuldades que enfrentou, os desafios que superou e os sucessos que obteve.

O empresário iniciou sua carreira com o seu pai na Casa das Linhas, que havia sido fundada por seu avô. Com a loja já sob a sua administração, enfrentou a dúvida de substituir um produto que estava encalhado na prateleira e nessa busca iniciou-se no ramo de joias. Com forte divulgação do nome, a empresa de joias teve grande crescimento durante o Plano Cruzado, e nesse mesmo período, a Casa das Linhas enfrentou forte crise, provocando uma mudança no ramo de atividade. Surgiu como uma grande oportunidade oferecer o serviço de Fotografia, através de uma parceria com a Kodak Express. Até o surgimento da fotografia digital, esta foi uma atividade rentável da família, que abriu estúdios em Formiga e Belo Horizonte, absorvendo a Retran Joias, ficando com o nome Retran Revelações. Com o auge da fotografia digital, a empresa vendeu os estúdios e houve demissão em massa de funcionários. Voltaram então com a Retran Joias e fizeram nova mudança de ramo na outra loja, que se tornou Retran Presentes, dedicando-se a venda de produtos de decoração e outros utensílios. José Carlos contou as experiências com as vendas pelo meio digital, através do site e das redes sociais, e falou dos prejuízos que enfrentou com a clonagem de cartões, o que impactou nas vendas dessa modalidade. Para 2017 devem voltar para o mercado online com a reestruturação do site, que foi desativado devido aos prejuízos.

Como experiência aos estudantes, o empresário ressaltou a importância da motivação e do treinamento aos funcionários e do bom gerenciamento, pois o empreendedor precisa tomar decisões difíceis, às vezes tem que abrir mão de bens, comodidades, horas de sono, trabalhar até 14 horas por dia e neste sentido, ele cita os sacrifícios que a família teve que fazer, durante os períodos de crise, para que a empresa se reinventasse.

Sobre a experiência de falar aos estudantes, José Carlos afirmou que ficou preocupado com a recepção que teria. “Jovem é complicado, você espera tudo. Uma recepção boa, uma recepção ruim. Não tenho a didática que um professor tem, mas quando você chega, começa a falar e falar daquilo que gosta, o entusiasmo aflora, então é fácil, fica fácil”.

A atividade foi promovida pela área de Gestão do IFMG – Campus Formiga juntamente com o Sebrae/MG como parte do curso “Rumo à Universidade Empreendedora”, que tem o objetivo de promover a disseminação da cultura empreendedora e da inovação nas Instituições de Ensino Superior.

Convidado José Carlos Brandão da Costa falando aos estudantes

José Carlos Brandão da Costa e o professor Robson Ferreira, um dos organizadores do evento