O estudante do curso de Engenharia Elétrica do IFMG – Campus Formiga, Gabriel Santiago, realizou o sonho de possuir o próprio negócio ao criar a empresa ENGGIMAX Engenharia e Serviços Eireli ME, que atua no ramo de instalações elétricas de baixa e alta tensão, instalações hidro sanitárias e de combate de incêndio e pânico.

Como nos conta Gabriel, o sonho de possuir o próprio empreendimento veio desde o ingresso na universidade. “Não possuía perfil para seguir carreira acadêmica e ambicionava superar os desafios da profissão de engenheiro eletricista em obras e projetos de lugares variados. Assim, em uma conversa informal com meu pai, também colega de profissão, decidimos fundar a empresa, tornando o sonho realidade”.

Ele ainda reforça que, cursando a disciplina de Teoria Econômica, quando foi proposto aos alunos abrirem uma empresa fictícia simulando pesquisas de mercado, inserção do produto/serviço no mercado, gestão de pessoas e empresarial o interesse pelo assunto se tornou mais aguçado fomentando o seu lado empreendedor.

Ao ser perguntado sobre como está usando sua formação no IFMG para lidar com a empresa, Gabriel lembrou as aulas de diversos professores e destacou que, durante a graduação, as informações vêm de diferentes áreas e na maioria dos casos, devido à imaturidade, não sabem armazenar de maneira adequada os conteúdos. “Estes professores merecem reconhecimento por nos conduzir ao aprendizado e nos auxiliar nos problemas da vida profissional”.

A sede da empresa é localizada no município de Campo Belo – MG, possuindo escritório filial no município de Lavras-MG. Ele afirma que, embora o país esteja em recessão, estão trabalhando muito. “Acabamos de encerrar os serviços elétricos, hidro sanitários e de combate a incêndio e pânico do Jardim Central Park Residense, empreendimento de 96 apartamentos distribuídos em 12 andares, pertencente ao Grupo CAP, empresa com mais de 40 anos no mercado atuando em vários estados do Brasil. Iniciamos no mês de fevereiro os serviços elétricos, hidro sanitários e combate a incêndio e pânico do novo prédio da TOP CARS Blindage na cidade de São Paulo/SP. Estamos em negociação para serviços na cidade de Divinópolis/MG, buscando assim atuar próximo ao município de Formiga/MG”.

O empresário, que sempre teve apoio familiar, pois todos desejam o sucesso da empresa, deixa um conselho a todos os alunos que, assim como ele, pretendem abrir um empreendimento: “procurem informações e sugestões de instituições especializadas no assunto, como o SEBRAE, podendo se orientar sobre impostos, gestão empresarial, gestão financeira e gestão de pessoas, tornando o caminho menos árduo”.

O agora empresário, lembra-se do seu tempo de aluno e sabe das dificuldades em se realizar um estágio, por isso, afirma aos estudantes que podem procurá-lo para futuras vagas de estágio.

Gabriel Santiago, egresso do curso de Engenharia Elétrica Gabriel Santiago, egresso do curso de Engenharia Elétrica

Alguns dos serviços executados pela empresa