Nome oficial do laboratório: Laboratório de Arquitetura e Redes de computadores - LAR

Capacidade do ambiente (em número de alunos): 20 alunos

Técnicos responsáveis:

Ricardo José da Fonseca – Técnico de Informática

Zamanda Fonseca Coura Silva – Técnica de Informática

Descrição

O laboratório está localizado na sala B102 no 1º piso do Bloco B, conta com projetor e 20 computadores para atender a demanda de todos os cursos ofertados no Campus Formiga. Todas as máquinas operam em dual boot com os sistemas operacionais Windows e Linux; possuem dezenas de softwares instalados que são definidos semestralmente pelos docentes; e as máquinas estão equipadas com hardware adequado conforme a necessidade de uso.

No laboratório são realizadas aulas expositivas, atividades práticas, pesquisa e extensão que requerem o uso de ferramentas computacionais.

Benefícios educacionais para os estudantes

Neste Laboratório os alunos têm contato direto com hardware e softwares com fins didáticos ao realizar atividades práticas das disciplinas de Eletrônica Digital, Sistemas Embarcados, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Microprocessadores.

O laboratório disponibiliza os meios necessários para a ministração das atividades práticas da disciplina Infraestrutura e Organização de Computadores. Esta disciplina oferece aos alunos os conceitos básicos relacionados às atividades de manutenção preventiva e corretiva de computadores pessoais, assim como a instalação e configuração de sistemas operacionais.

A disciplina Laboratório de Eletrônica Digital também utiliza este ambiente. Os alunos colocam em prática os conceitos de eletrônica digital através de montagens de circuitos digitais comerciais e da utilização de lógica reconfigurável (FPGAs).

Este ambiente também acolhe as disciplinas Arquitetura e Organização de Computadores e Sistemas Embarcados, que utilizam arquiteturas abertas de software e hardware para permitir aos alunos a realização de projetos e desenvolvimento de sistemas que reúnam diversos conceitos apresentados durante o curso. Deste modo, a aplicação multidisciplinar da teoria aprendida pelos alunos permite que os mesmos estejam motivados a se engajar mais nos estudos e fornece um amplo horizonte para sua formação profissional.

Neste laboratório, são desenvolvidas aulas práticas com Redes de Computadores nos modelos cliente-servidor e par-a-par, nas quais os alunos projetam e validam protocolos de transporte e aplicação. Também, os alunos conhecem ferramentas para gerenciamento e monitoramento de redes TCP/IP, bem como se familiarizam com os componentes de um sistema de cabeamento estruturado. São disponibilizadas tecnologias de transmissão de dados com e sem fio, assim como softwares para análise, projeto, prospecção, visualização e verificação de desempenho de redes. Ainda, utilizando os 20 computadores do laboratório, os alunos desenvolvem e testam sistemas distribuídos, tanto em grid quanto em cluster.