Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

As inscrições para o Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada foram prorrogadas para o dia 17 de novembro.  As submissões deverão ser feitas pelo coordenador do projeto (servidor, mestre ou doutor do quadro permanente do IFMG), mediante envio dos documentos listados no item 3.6 do edital.

Pelo edital, estão disponíveis duas formas de fomento: bolsas de Iniciação Científica e/ou de Desenvolvimento Tecnológico, além de incentivo à compra de materiais de consumo (custeio) e de equipamentos e/ou de materiais permanentes (capital). A seleção prevê as seguintes modalidades de bolsas: Pibic Jr., Pibic EM, PibiTec, Pibic e Pibiti.

Os projetos podem ser submetidos em duas linhas: pesquisa aplicada sem a necessidade de geração de inovação (linha A) ou pesquisa aplicada com geração de inovação (linha B). O processo seletivo será coordenado pela Câmara de Avaliação e Acompanhamento de Projetos do IFMG (Caap) e envolverá as etapas de análise da documentação e homologação das inscrições (eliminatória); projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória); avaliação quanto à viabilidade econômica (eliminatória); e avaliação do currículo lattes (classificatória).

O resultado será divulgado a partir de 12 de dezembro.  As bolsas terão duração de até 12 meses, a depender da modalidade. Ao todo, os recursos financeiros do edital são da ordem de R$ 450 mil, destinados a custeio, capital e bolsas. O Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e para a iniciação à pesquisa aplicada.

Acesse:

Edital

Anexos (V a X)

Planilha de recursos

Retificação do Edital I



 
Para o topo.