Nome oficial do laboratório: Laboratório de Física e Química

Capacidade do ambiente (em número de alunos): Máximo 20 alunos

Técnico responsável:  Fabrício Daniel Freitas – Técnico em Mecânica

Equipamentos e softwares

O laboratório oferece para uso didático ou para fins de pesquisa na área química alguns equipamentos básicos como estufa, balança de precisão, chapa aquecedora, agitadores magnéticos, bomba a vácuo e inúmeras vidrarias e reagentes, já na área de Física dispõem de Kit didático CIDEPE contendo sua unidade mestra e Softwares da CIDEPE assistidos por computador.

Benefícios educacionais para os estudantes

O laboratório é a extensão das aulas teóricas que ocorrem nas salas de aula e é onde o aluno tem a oportunidade de visualizar e aprimorar seus conhecimentos. Na área Química é possível trabalhar desde técnicas primárias de identificação de elementos químicos e observar suas propriedades, bem como quantificá-los. A aula experimental é a melhor forma de contextualizar o Ensino com o nosso Cotidiano, para que esses dados sejam utilizados em prol da Sociedade, transformando-a. Na área Física o aprendizado prático também ocorre por meio de práticas manuais e/ou executadas por software para o estudo da mecânica dos sólidos, mecânica dos fluidos, óptica, termodinâmica, ondulatória, eletricidade, eletromagnetismo. Para qualquer atividade que vier a ser desenvolvida nesse ambiente é fundamental conhecer os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco.