Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação

Logo Periodico CapesPeriódicos Capes

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional. 

Atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

O Portal de Periódicos da Capes, permite localizar:

-Periódicos;

-Bases de dados referenciais;

-Bases de dados de textos completos;

-Teses e dissertações;

-Patentes;

-Livros e outras fontes.

Acesso

A partir de qualquer local, os alunos e servidores podem acessar o Portal por meio da Rede CAFE (Comunidade Acadêmica Federada) mantida pela Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP). Basta usar os mesmos usuário/senha utilizados para acessar o Portal Meu IFMG e seguir os seguintes passos:

1) Acesse o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br),

2) Localize o texto ACESSO CAFE, que é o primeiro na parte da superior da página do Portal, em seguida clique neste menu.

3) Na página que é aberta, selecione o IFMG, utilizando o menu "Selecione uma instituição", e clique na caixa Enviar.

4) Em seguida será aberta uma página na qual se deve inserir o mesmo login e a senha utilizados para acessar o portal Meu IFMG/Conecta.

Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados. Estes terminais são autorizados a partir do registro do IPs da instituição junto à Capes, que verifica a validade e propriedade dos mesmos. Não há necessidade de senha ou de identificação de usuários.

Pesquisa

Para iniciar uma pesquisa bibliográfica sistemática, de ampla cobertura e metodologicamente correta, comece a sua busca pelas bases de dados referenciais. Por meio das bases referenciais é possível identificar artigos de periódicos e outros documentos científicos e técnicos publicados, sobre um assunto específico ou por um determinado autor, independente do periódico em que os trabalhos apareceram. Os resumos informam sobre o conteúdo do documento e permitem avaliar com maior precisão sua relevância para a pesquisa e a conveniência de consultar ou imprimir o texto completo. O texto completo pode ser conseguido através dos periódicos disponíveis, ou, através de sistema online à Rede Bireme – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, e ao Comut/Ibict, pelos quais, são recuperados documentos existentes no Brasil e Exterior.

Para sua pesquisa, escolha as bases de dados apropriadas para sua área de interesse. Use várias bases para obter uma cobertura completa e interdisciplinar.

O Portal disponibiliza bases de dados em todas as áreas do conhecimento:

-Multidisciplinares;
-Ciências Biológicas;
-Ciências da Saúde;
-Ciências Agrárias;
-Ciências Exatas e da Terra;
-Engenharias;
-Ciências Sociais Aplicadas
-Ciências Humanas;
-Linguística, Letras e Artes.

Link para acesso: http://www.periodicos.capes.gov.br/

 

Logo da ScieloScielo

O Scielo é uma biblioteca digital de periódicos científicos com conteúdos das diversas áreas do conhecimento.

Em junho de 2013, a Rede SciELO cobria 14 países ibero-americanos mais a África do Sul, cada um deles publicando uma coleção de periódicos nacionais na rede. Também existem duas coleções temáticas multinacionais na rede. Juntos, estes países indexam cerca de mil títulos de periódicos, em que são publicados mais de 40 mil artigos por ano. A rede publicou até hoje um total de mais de 400 mil artigos de acesso aberto, verificando-se uma média diária de mais de 1,5 milhões downloads de artigos, sendo 65% deles em PDF e 35% em HTML.

Link para acesso: http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt

 

PERIÓDICOS ELETRÔNICOS

Ambiente Construído

 Cerâmica

 Informes de la Construccion

Materiales de Construccion

 Revista Brasileira de Ciência do Solo

Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)

Revista Construção Metálica

Revista DAE

 Revista de Ensino de Engenharia

 Revista de Escola de Minas - REM

 Revista Eletrônica de Engenharia Civil - REEC

 Revista Ibracom de Estruturas e Madeira

 Revista Matéria

 Revista O Empreiteiro

 Revista Soldagem & Inspeção

Revista Veja Digital

Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas

Teoria e Prática na Engenharia Civil

 

Portal de Periódicos da CAPES já pode ser acessado fora do Campus



 
Para o topo.