61 estudantes dos 3º anos dos cursos técnicos integrados em Administração, Eletrotécnica e Informática do IFMG – Campus Formiga participaram de uma visita cultural ao Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), no dia 12 de agosto. A atividade foi vinculada à disciplina de Biologia e proporcionou aos estudantes uma experiência que uniu conhecimento científico, arte, cultura e educação ambiental.

A visita foi conduzida pela professora Zélia Terezinha Teixeira Rossi, responsável pela atividade, com o acompanhamento das professoras Mariana Guimarães dos Santos e Manuela de Carvalho Rodrigues, da jornalista Ana Maria Teles e das profissionais do NAPNEE Poliana Helena da Silva e Jaciara Patrícia Gonçalves.

A visita ao Instituto Inhotim representa uma importante oportunidade de aprendizagem para os estudantes, especialmente por possibilitar o contato com um espaço que reúne pesquisa científica, conservação, educação ambiental e um acervo de arte contemporânea reconhecido internacionalmente.

Durante a atividade, os estudantes puderam percorrer jardins, galerias e obras instaladas ao ar livre, vivenciando uma proposta em que arte e paisagismo se integram à paisagem natural.

Em Inhotim, os visitantes podem escolher entre diferentes rotas e espaços de visitação. Orientados pelo mapa da instituição, os estudantes tiveram autonomia para selecionar as obras, jardins e galerias que gostariam de conhecer, tornando a experiência ainda mais dinâmica e significativa.

Além de ampliar o repertório cultural, a visita possibilitou o desenvolvimento de habilidades relacionadas à análise e à interpretação de obras de arte em meio à natureza, estimulando a percepção estética, a reflexão crítica e a compreensão sobre a importância da preservação ambiental e do patrimônio cultural.

Para a professora Zélia Rossi, a experiência representa uma oportunidade especial para os estudantes. “Ter a possibilidade de conhecer o maior museu a céu aberto do mundo é uma enorme oportunidade para nossos alunos. Esta é a terceira vez que participo da organização desta visita a Inhotim e cada visita é única. Poder presenciar o entusiasmo de nossos estudantes e suas emoções é algo inestimável! Inhotim vai muito além da observação de obras de arte em meio a uma natureza incomparável. Inhotim possibilita a quem o visita uma verdadeira experiência de percepção estética, reflexão crítica e compreensão da importância da preservação ambiental e do nosso patrimônio cultural.”

Uma experiência para além da sala de aula

Para os estudantes, a visita também foi marcada pela descoberta, pela convivência e pela construção de memórias ao longo da trajetória acadêmica.

“A viagem para Inhotim foi uma experiência muito marcante para mim e todos os meus amigos que estavam presentes. Foi muito bom poder ver a beleza e paz que Inhotim transmite. Além de tudo o que aprendemos, o mais importante foi passar esse tempo juntos para cada vez mais melhoramos a nossa relação com nossos amigos”, relatou Túlio Silva, estudante do 3º ano de Eletrotécnica.

Ana Luiza Silva, do 3º ano de Administração, destacou a contribuição da experiência para sua percepção sobre cultura e arte contemporânea. “O passeio para Inhotim foi espetacular, conhecemos obras de arte maravilhosas, quadros que contam a origem do nosso povo além de galerias temáticas divertidas. Foi uma experiência que vamos lembrar como parte da nossa trajetória do IFMG para sempre.Agradecemos ao Campus por ter nos levado a essa viagem que mudou nossa percepção sobre cultura e arte contemporânea.”

Já Lucas Santiago, estudante do 3º ano de Informática, ressaltou a diversidade de experiências proporcionadas pelo espaço. “Foi definitivamente um dos dias que irão ficar marcados na minha vida. Além do ambiente incrível, algumas galerias têm um peso enorme tanto histórico quanto emocional, outras são extremamente divertidas e proporcionam uma experiência única. Mesmo andando por horas, a quantidade de coisas para fazer e ver é tão grande que é quase impossível passar por tudo em um único dia. Agradeço muito ao Instituto por nos fornecer experiências como essa!”

IFMG também promove experiências culturais

A realização da visita reforça o compromisso do IFMG Campus Formiga com uma formação que vai além dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Ao proporcionar aos estudantes o acesso a espaços culturais, científicos e ambientais, o Instituto amplia as possibilidades de aprendizagem e contribui para uma formação integral, conectando conhecimento acadêmico, cultura, arte, cidadania e convivência.

A visita contou com o apoio fundamental da Seção de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPPG), responsável pelo fretamento do ônibus e pela concessão de auxílio aos estudantes, viabilizando a participação da turma na atividade.