Nome oficial do laboratório: Laboratório de Circuitos Elétricos

Capacidade do ambiente (em número de alunos): Máximo 20 alunos.

Técnico(s) responsável(is) :

Alysson Fernandes Silva – Técnico em Eletrotécnica

Andreza Patrícia Batista – Técnica em Eletrônica

Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni – Técnico em Eletrônica

Equipamentos e softwares

O laboratório oferece para uso didático ou para fins de pesquisa Bancada trifásicas de medidas elétricas e ensaios de circuitos elétricos, Gerador de funções digital, Osciloscópio digital 2 canais 60 MHz, Fonte DC, componentes eletrônicos, Módulos de ensaio de Circuitos Elétricos, Analisadores trifásicos, equipamentos de medição entre outros.

Benefícios educacionais para os estudantes

O laboratório de Circuitos Elétricos proporciona ao aluno e/ou professor realizar ensaios e práticas enfatizando os funcionamentos de Circuitos Elétricos com cargas resistivas, capacitivas, indutivas entre outras combinações. O usuário tem possibilidade de aprender analisar circuitos em regime AC e DC, desde associação de impedâncias série/paralelo, a desenvolver diversos projetos eletroeletrônicos, e de analisar correção de fator de potência. Para qualquer atividade que vier a ser desenvolvida nesse ambiente é fundamental conhecer os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco.