O IFMG – Campus Formiga é uma instituição pública federal que tem como objetivo oferecer uma educação gratuita de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país. O campus tem em seu corpo docente professores altamente qualificados  com títulos de mestrado e doutorado e uma equipe administrativa e pedagógica capacitada a conduzir o aluno ao sucesso profissional.

As atividades educacionais da Unidade de Ensino Descentralizada Formiga (UNED), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí, tiveram início em março de 2007. No dia 29 de dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei nº 11.892/2008 (BRASIL, 2008) que instituiu, no Sistema Federal de Ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Como parte desse processo de transformação, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí – UNED-Formiga, passou ao título de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga (IFMG Campus Formiga). Assim, o Campus Formiga é um dos quatro campi localizados na região Centro-Oeste do estado (Bambuí, Piumhi e Arcos) sendo o segundo mais antigo.

A área inicialmente doada pela Prefeitura Municipal de Formiga era de 8.217 m² e o Bloco A correspondia a 1.573m². Atualmente, o terreno do Campus é de 12.790m² com uma área construída de 6.273 m². 

Em março de 2007, quando as atividades educacionais começaram no município, eram ofertados os cursos técnicos subsequentes em Gestão Comercial, Informática - Redes e Manutenção de Computadores, e no mesmo ano o técnico em Promoção de Eventos e Informática - Programação para Internet. Em 2008 a Uned Formiga passou a oferecer o curso técnico de Informática – Redes Locais e o primeiro curso superior de Licenciatura em Matemática, que continua sendo ofertado até hoje.

Na sequência vieram outros cursos. Os cursos superiores de Bacharelado em Engenharia Elétrica e Tecnologia em Gestão Financeira, o curso técnico em Informática na modalidade subsequente, que foi descontinuado em 2012, os cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio que, em 2014 deram lugar aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração, Eletrotécnica e Informática, e, atualmente somam-se a esses os cursos de Bacharelado em Administração e Bacharelado e Ciência da Computação. Em 2021, o curso de Tecnologia em Gestão Financeira foi descontinuado. Neste mesmo ano, 2021, teve início o curso de Mestrado Profissional em Administração, mais um importante passo na verticalização do ensino. 

Para garantir o melhor aprendizado aos alunos, os laboratórios de ensino recebem investimentos continuamente. As máquinas dos laboratórios de Informática foram renovadas e os laboratórios da área de Engenharia possuem os melhores equipamentos do mercado. A área de Matemática possui um laboratório equipado com diversos materiais didáticos para mediarem o conhecimento adquirido pelos licenciandos, que posteriormente será utilizado por eles em sala de aula com seus futuros alunos. 

Há que se registrar a realização de projetos de Pesquisa e Extensão no Campus. Ressalta-se que os projetos envolvem professores, técnicos administrativos e estudantes, que podem ser bolsistas remunerados ou voluntários. O Campus Formiga, além de fornecer educação de qualidade, fomenta a economia local e não apenas através de eventos como, por exemplo, a Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia, mas com a mudança de estudantes de outras cidades para Formiga durante o período de estudos.

Em 2023,no quadro de servidores são 47 técnicos administrativos e 84 docentes efetivos e substitutos e/ou visitantes. A instituição oferece os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Licenciatura em Matemática. Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração, Informática e Eletrotécnica, além do Mestrado Profissional em Administração.