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Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNEE

Como começou?

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNEE do Campus Formiga foi criado por meio da Portaria 02/2010 e está vinculado diretamente ao Gabinete do Diretor Geral.

Até 2015, o NAPNEE não possuía uma sala específica para o desenvolvimento das suas atividades aqui no Campus Formiga, embora os seus membros tenham se mantido ativos na busca de um ambiente educacional capaz de garantir as condições ideais de aprendizagem para todos os alunos do Campus Formiga, reunindo-se periodicamente em suas próprias salas de trabalho.

Com a inauguração do Bloco C, em fevereiro de 2016, a Sala 13 (treze) foi destinada ao NAPNEE. O ambiente se constitui em um espaço para a acolhida aos estudantes e aos profissionais que trabalham no campus. Ela está equipada com impressora Braile, diversos materiais de auxílio (lupas, mapas visuais em braile, teclados táteis, etiquetadora braile, carteiras adaptadas, entre outros) e um profissional especializado para a tradução e interpretação em Libras. O núcleo possui ainda uma sala no Bloco A que é reservada exclusivamente para os atendimentos específicos aos alunos atendidos, garantindo sigilo e respeito.

Desde a sua criação, o NAPNEE do Campus Formiga mantém-se vigilante quanto aos direitos dos alunos com necessidades educacionais específicas e já conseguiu melhorias em diversas áreas, desde avanços na infraestrutura dos ambientes escolares, capacitação dos servidores do campus por meio de cursos, encontros e palestras, além de manter estreita comunicação com os professores para acompanhar o desempenho dos estudantes atendidos pelo núcleo.

 

O que é?

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNEE é um órgão de assessoramento que articula as ações de inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado (AEE).

Este núcleo tem por missão promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.

 

Qual o público-alvo?

  1. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial.
  2. Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento das relações sociais, da comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtornos do Espectro Autista.
  3. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam potencial elevado e grande envolvimento com áreas do conhecimento, isoladas ou combinadas, nas esferas intelectual, artística e criativa, cinestésico-corporal e de liderança.
  4. Alunos com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.

 

Documentos norteadores:

Regulamento do NAPNEE do IFMG

Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência

Portaria de composição do NAPNEE - Formiga

 

Quem são os membros?

Aline Rodrigues Alves (Docente)

Ana Kelly Arantes (Assistente Social)

Cláudio Alves Pereira (Técnico em Assuntos Educacionais)

Cristina Mara Vilela Silva (Pedagoga)

Luciene Azevedo (Docente e 1ª Secretária)

Manuela de Carvalho Rodrigues (Docente)

Marcos Rubem Guedes Bispo (Tradutor e Intérprete de Libras e Coordenador do NAPNEE)

Mônica Lana Paz (Docente)

Patrícia Regina de Faria (Administradora)

Simoni Julia da Silveira (Bibliotecária e 2ª Secretária)

Viviane Gonçalves Silva (Psicóloga) 

 

Contato:

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As informações tratadas no NAPNEE são sigilosas



 
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