O Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) e o Grupo de Pesquisa LICEU, ambos com participação de pesquisadores do IFMG - Campus Formiga, formalizaram parceria para ações conjuntas associadas com ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. 

Considerando a expertise de cada um dos grupos, essa parceria busca aplicar pontos de destaque de cada um destes para viabilizar novas e melhores ações aos discentes do Campus Formiga. O LICEU tem como linhas de pesquisa: Avaliação e Valoração de Novas Tecnologias, Cultura Maker, Ecossistemas e Ambientes de Inovação, Educação Empreendedora, Metodologias de Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores. Já o GSE atua em áreas como: Arquitetura, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores; Eficiência Energética e Sistemas Fotovoltaicos; Ensino de Engenharias e suas Tecnologias; Modelagem e Otimização Computacional; Máquinas Elétricas; Sistemas Embarcados, Sistemas Automotivos, Métodos Formais.

O coordenador do Grupo LICEU, professor Miguel Rivera, cita que “a parceria entre os grupos de pesquisa GSE e LICEU possibilitará a criação de uma sinergia extremamente importante uma vez que agrega, à competência técnica das soluções de engenharia buscadas pelo primeiro, investigações que permitam a criação de propostas de valor inovadoras”.

Já o professor Gustavo Lobato, coordenador do GSE, destaca que “cada vez mais o profissional deve estar apto a atuar em diferentes frentes de forma a prover soluções para demandas do mundo moderno. Acredito que com a parceria GSE e LICEU contribuímos para prover essa oportunidade para os discentes do Campus Formiga, com maior interação entre tópicos que antes presentes de forma isolada nas Áreas de Engenharia, Computação, Administração e Gestão.”

Podem ter certeza que ações importantes e desafiadoras estão a caminho!