Rafaela Gonçalves Campos, egressa do curso de bacharelado em Administração, teve seu trabalho premiado como o melhor da área em que foi submetido - Gestão de Pessoas e Sustentabilidade -, no XXIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema) da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração.

O artigo produzido por Rafaela, com a coautoria da professora Sarah Lopes Silva, é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O título de ambos é “ESTRESSE OCUPACIONAL EM POLICIAIS PENAIS: Estudo em uma Unidade Prisional de Minas Gerais”. O trabalho final, da então estudante, também contou com a orientação da professora Arlete Aparecida de Abreu.

A pesquisa investiga as manifestações do estresse ocupacional em policias penais do Centro Oeste de Minas Gerais. Segundo as autoras, em termos metodológicos utilizou-se de abordagem quantitativa envolvendo 98 policiais. Os resultados indicam que 89% dos pesquisados apresenta estresse variando de leve a moderado a muito intenso e as principais fontes causadoras são relacionadas ao número de efetivo insuficiente, ao risco biológico de doenças infectocontagiosa, a superlotação e a alta periculosidade dos detentos, além do relacionamento com os próprios colegas e a direção.

O estudo ainda destaca ações sugestivas, que envolve o governo, a direção da Unidade e também os policias penais, na tentativa de colaborar para a redução do nível de estresse vivenciado pelos servidores, uma vez que 96% da amostra afirmam que o trabalho estressado interfere no trabalho e acarreta risco de esquecer algum procedimento de segurança, tratar com rispidez algum colega e trabalhar desmotivado sem o rendimento esperado.

A orientação, o caminho lado a lado, para Rafaela, foi fundamental para o sucesso do trabalho. Além do compromisso, a instrução das professoras, quando tudo parecia difícil demais, fez a diferença, passando seus conhecimentos e experiências. Sobre a premiação ela afirma que ficou “realmente muito emocionada pelo reconhecimento, apesar de todas as dificuldades que a pandemia nos trouxe conseguimos concluir o estudo, e ainda agora sermos premiadas. Foi uma alegria gigantesca saber dessa notícia, e realmente foi uma feliz surpresa!”

Rafaela, conta que após a conclusão do curso, em agosto de 2021, investiu em uma franquia de prestação de serviço de limpeza e pretende continuar os estudos. “Cursei Administração por sempre ter essa vontade de ter meu próprio negócio, hoje tenho essa oportunidade e vejo na prática muitos dos ensinamentos”.

A professora Sarah Lopes destaca a importância da Iniciação Científica para os estudantes.  “Desenvolver uma pesquisa permite que o aluno desenvolva também competências que serão importantes na sua vida profissional, como, proatividade, análise crítica, resiliência, abertura para o novo, solução de problemas, dentre outras, além de ser um diferencial no seu currículo. Assim, o aluno que se dedica à produção científica tem a oportunidade de se preparar de forma mais qualificada”, ressalta.

Sobre o Engema

O Engema é um evento acadêmico realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior.

Os trabalhos no Congresso são divididos por área, dentro de cada área tem um responsável pela análise dos artigos, assim é escolhido o melhor artigo de cada área e também é feita indicação para revistas, portanto, o artigo de Rafaela e Sarah também possui recomendação para publicação em periódicos, que elas irão fazer.

Veja todos os premiados no Encontro