Foi publicado pelo IFMG Campus Formiga o edital nº 16/2022, que trata do Programa de Monitoria Voluntária (onde não há remuneração) para o primeiro semestre de 2022. As inscrições se encerram dia 03 de maio e devem ser feitas via formulário eletrônico. As formas de seleção ficarão a critério do professor de cada disciplina.

São oferecidas vagas de monitoria em cursos técnicos e superiores. A carga horária semanal a ser cumprida é de dez horas limitada a 40 horas no mês. A monitoria terá duração máxima de até 3 meses.

Cada aluno poderá se inscrever em até duas disciplinas, mas, se selecionado, poderá ocupar apenas uma vaga para as atividades de monitoria não sendo possível exercer, ao mesmo tempo, uma monitoria remunerada e outra voluntária.

O Programa de Monitoria Voluntária será desenvolvido como estratégia institucional para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem (podendo ser virtual, semipresencial ou presencial), e tem como principais objetivos:

1. Oferecer oportunidade de apoio escolar;
  2. Contribuir para redução dos índices de repetência e evasão;
  3. Ampliar a motivação e o interesse dos estudantes, através da participação na vida acadêmica, preferencialmente com atividades extraclasse.

Outros detalhes e a lista completa das disciplinas estão disponíveis no Edital.