O Campus Formiga está repleto de releituras de obras de arte de Tarsila do Amaral. São trabalhos produzidos pelos estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados em Administração, Eletrotécnica e Informática, em fotografias, esculturas e mosaico, uma forma de relembrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna.

A atividade foi proposta pela professora Ana Paula Carraro Borges e, segundo ela, o resultado não poderia ter sido mais bonito e criativo. Com a finalidade de estimular a imaginação e a criatividade dos alunos, além de fazê-los ter contato com a arte, os estudantes foram divididos em grupos que ficaram encarregados de recriar uma pintura, previamente definida por ela.

Cada obra recriada deveria estar acompanhada de uma ficha contendo os dados e uma imagem da obra original, período artístico ou estilo da obra e principais características, bem como informações sobre a criação da releitura como local onde foi feita, nomes dos autores, nomes dos modelos, no caso da fotografia, materiais utilizados, no caso da escultura e do mosaico.

No caso da fotografia, a releitura deveria conter elementos novos, que se relacionassem com a visão que o grupo pretendia discutir no trabalho. Já para a escultura e mosaico deveriam ser utilizados, preferencialmente, materiais recicláveis.

A professora destaca que os alunos se empenharam muito na realização da atividade, por isso, o resultado ficou tão bom. “A exposição está muito bonita e trouxe um colorido diferente ao campus. Convidamos toda a comunidade do IFMG - Formiga para apreciar um pouco desse rico trabalho”.

A exposição estará disponível para visitação nos corredores do Bloco C até o fim de julho.