Estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Administração, acompanhados do professor Cassiano de Andrade Ferreira, que ministra a disciplina Processos de Gestão de Pessoas, visitaram no dia 18 de outubro, a empresa White Martins, localizada na cidade de Iguatama/MG.

A empresa dividiu a estadia dos estudantes em dois momentos: uma parte informativa e outra prática, momento em que aconteceu a visitação às instalações e foi possível observar as práticas do cotidiano de trabalho da organização. Na parte informacional os visitantes puderam ter acesso ao vídeo institucional, uma explanação geral com os números, operações, locais de atuação e a importância da organização no cenário mundial do setor, sendo que a empresa é a maior fornecedora de gases industriais do mundo, atuando em todos os países do globo. Também foi mencionado sobre a composição de custos, análises de receita x despesas, resultados bruto x líquido, gestão de recursos e fornecedores.

De acordo com o professor Cassiano, a visita foi uma oportunidade de mostrar aos alunos a realidade/prática de escritório e produção da White Martins de modo que eles possam aliar esta experiência aos conhecimentos teóricos adquiridos no IFMG campus Formiga. “A unidade de Iguatama/MG fica a aproximadamente 50 km do nosso campus e seria a planta de produção mais acessível aos nossos alunos”, explica.

Outro ponto positivo da visita é o estabelecimento de uma ponte entre o Campus e a empresa, pois a organização pode ser local de oportunidades futuras de estágio e emprego aos nossos estudantes.

Cassiano destaca que a White Martins é uma marca da Linde, que é a maior indústria de gases e engenharia do mundo, com cerca de 80 mil colaboradores atuando em todos os países do globo. Portanto, para ele, “poder levar os nossos alunos para conhecer uma parte de toda essa estrutura e criar uma relação natural entre a teoria x prática em uma experiência de aprendizagem que vai além da sala de aula é muito gratificante. A alegria e empolgação estampada nos rostos dos alunos após a visita não tem preço. São momentos como esse que me fazem ter/sentir orgulho de ser professor”.

Os estudantes compreenderam a importância da visita técnica para aliar teoria e prática. Pedro Henrique da Cruz Costa afirmou que, com a visita “tornou-se possível para mim e, acredito eu, para os demais alunos termos uma ilustração da rotina empresarial e analisar se nos identificamos com ela. Assim, podemos nos preparar para nossa futura entrada no mercado de trabalho”.

O que mais chamou a atenção de Sophia Silva Siqueira foi a forma como a empresa lida com os seus colaboradores, preservando a participação na área de produtividade, acatando as opiniões e não descartando-as, além de todo o cuidado e segurança. “Assim como foi trabalhado na sala de aula, preservar por esses requisitos garantem a motivação do colaborador, que passa a dar importância para o seu cargo na empresa e contribuir para o funcionamento e alcance do objetivo organizacional”.

A realização da visita técnica teve o apoio do Setor de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEIPPG) do Campus Formiga.