A técnica administrativa do IFMG campus Formiga, Ana Maria Teles, apresentou um trabalho no 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo realizado de 09 a 11 de novembro na Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Fortaleza/CE. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e voltou a ser presencial depois de duas edições remotas, em virtude da pandemia de covid-19.

Com o tema “Entre crises e (re)construções: a pesquisa em jornalismo 20 anos depois”, a edição de 2022 abordou as duas décadas de realização dos encontros que têm promovido debates e reflexões essenciais para a construção do campo de pesquisa em jornalismo no Brasil. O objetivo do evento é reunir pesquisadores, em diferentes estágios de formação, para promover uma reflexão pluralista sobre os problemas emergentes do Jornalismo.

Além da apresentação de trabalhos nas formas de Comunicações Livres, Sessões Coordenadas e Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa, o evento contou com minicursos, conferências, reunião das redes de pesquisa, entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho e assembleia da Associação.

Ana Maria Teles, que exerce o cargo de jornalista no Campus Formiga e está em doutoramento pela Universidade de Brasília (UnB), apresentou uma etapa da pesquisa que está realizando para a sua tese, que versa sobre a atuação dos jornalistas nos Institutos Federais. O artigo foi produzido em coautoria com a sua orientadora de doutorado, Dione Oliveira Moura, que foi a pesquisadora vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho, na categoria sênior.

O título do trabalho apresentado na sessão coordenada da rede de pesquisa RETIJ foi “O jornalista que atua no Instituto Federal: levantamento de indicadores de perfil”. Neste artigo as autoras apresentam alguns apontamentos obtidos após a aplicação de um questionário a 29 jornalistas de diferentes IFs do Brasil. Estes profissionais atuam em um cenário de comunicação organizacional, lotados principalmente em assessorias de comunicação, exercendo atividades de assessoria de imprensa e redação. Destaca-se a similaridade do perfil do jornalista que atua no Instituto Federal com o perfil do jornalista brasileiro.

Para a pesquisadora poder participar de um Encontro Nacional com outros profissionais da sua área além de enriquecer sua pesquisa de doutorado, enrique sua vivência acadêmica e profissional. “Após a apresentação do meu trabalho houve um momento de troca com as pessoas que estavam presentes e isso trouxe um olhar externo à minha pesquisa, aspectos que não conseguimos perceber por estarmos mergulhados naquele universo há muito tempo. Além disso, tem os contatos profissionais que fazemos e a presença dos grandes nomes da área da pesquisa em jornalismo, que temos o privilégio de conhecer e assistir aos seus trabalhos”, relata a jornalista.

Para participar do evento, a jornalista teve parte dos custos cobertos pelo edital específico do setor de Extensão, Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação (SEIPPG).