O egresso do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica, Lucas Simões Borges, teve o artigo "Cálculo do ponto de máximo carregamento de sistema elétricos de potência utilizando algoritmo genético", resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aprovado para ser publicado na Revista Brasileira de Energia.

O texto do artigo foi escrito em parceria com o professor do campus Formiga Renan Souza Moura, que foi seu orientador no TCC, o então professor substituto Cristian Adolfo Alvez, Caio César Branco Nunes e Antônio Carlos Zambroni de Souza.

Lucas atualmente cursa mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas na Universidade Federal de Santa Catarina e faz parte da PTC Group atuando na planta da Stellantis em Betim/MG no desenvolvimento de sistemas eletrônicos embarcados.

Ao longo de sua trajetória no Campus Formiga, o estudante buscou aproveitar as oportunidades que teve de participar de atividades extracurriculares, principalmente no que se relaciona a projetos de pesquisa. “Tive a oportunidade de realizar três projetos durante minha graduação, um deles voltado à utilização de microcontroladores e os outros dois focados em Sistemas Elétricos de Potência sendo realizados por meio de simulações computacionais. Sem dúvidas esses projetos contribuíram muito para minha formação profissional e me permitiram evoluir além do que foi visto em sala de aula ao utilizar diferentes softwares e aprender inúmeras linguagens de programação”.

O trabalho desenvolvido no TCC foi mais uma etapa do que o estudante e o professor Renan já estudavam no projeto de pesquisa, por isso, muito feliz com a aprovação para a publicação, Lucas destaca que isso valoriza as pesquisas realizadas, fruto dos projetos de iniciação científica e do TCC, assim agradece a todos os envolvidos para que este resultado fosse obtido.

A publicação do volume da revista deve ocorrer no primeiro semestre de 2023.