De 31 de julho a 06 de agosto estarão abertas as inscrições para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética, promovida por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de popularizar os estudos nesta área, divulgando a relevância e princípios básicos da biologia sintética, uma área que tem potencial de revolucionar a ciência por suas novas tecnologias com aplicações em saúde, energia, meio ambiente e outras.

A competição foi construída para ensinar e mostrar os conceitos e aplicações da Biologia Sintética, enquanto estudantes competem por medalhas e premiações. É voltada a estudantes do ensino médio e, para realizar a prova não são necessários conhecimentos prévios em biologia sintética, pois o objetivo é incentivar os estudantes a se engajarem nessa área e a aprenderem durante o processo.

A prova é totalmente gratuita e online, podendo ser realizada por diversas plataformas (computador e celular). Os melhores alunos ganharão medalhas e os finalistas poderão participar de um projeto dentro da USP. Os organizadores estabeleceram ações afirmativas para garantir a presença de diversos estudantes na premiação especial: um mini estágio dentro dos laboratórios da USP, onde eles poderão visitar laboratórios e entrar em contato com renomados pesquisadores.

A OBBS é uma iniciativa que visa enriquecer as experiências educacionais dos estudantes, estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades para a sua formação integral. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da competição ou no perfil do Instagram (@o_b_b_s).