Na semana passada, dia 10 de agosto, foi realizada na cidade de Passos/MG, a cerimônia de premiação da edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O estudante do curso técnico integrado em Administração, Guilherme Henrique Alves, atualmente no terceiro ano do curso, recebeu a medalha de bronze no nível III da competição.

Esta foi a segunda medalha do estudante, que participa da olimpíada desde o sétimo ano do ensino fundamental, quando também foi premiado com o bronze. Segundo ele, receber essa premiação é algo que o completa, pois ele está fazendo o que gosta e o incentivo, no caso, a medalha, é um bom agrado.

O medalhista considera que as conversas com os professores, aquelas que acontecem fora da sala de aula, auxiliam muito no desenvolvimento da capacidade dos estudantes. A qualificação do corpo docente do nosso campus, independente da titulação, se destaca. Ele afirma que “essa capacidade intelectual do corpo docente, munida de uma boa vontade, levará um aluno do "básico" ao "avançado", ou pelo menos até onde se quer chegar”, por isso deixa a dica aos colegas “consulte seus professores, pergunte, siga sua curiosidade”.

Apesar de não se considerar um “colecionador de medalhas”, Guilherme afirmou que, observando e conversando com outros medalhistas, o principal comportamento em comum é estudo diário, não necessariamente intensivo, mas diário. “Criar uma rotina, para ir bem em provas como essa, é necessário, além do conhecimento em matemática, ser bom em solucionar problemas. Chegará um ponto que resolverá problemas do tipo quase que mentalmente — "quase" porque não saberá a resposta, mas saberá o caminho para chegar a ela, e daí em diante, basta pegar a caneta e registrar incógnita por incógnita no papel”, palavras de um medalhista.

O estudante, em 2022, não foi beneficiado pelas ações do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) por não haver um projeto vigente no Campus, mas os participantes da edição de 2023 classificados para a segunda etapa da competição estão podendo usufruir de mais uma atividade de preparação para a prova, ofertada pelos bolsistas do projeto.

O professor Alex Borges e o medalhista Guilherme Alves com representantes da regional de Passos/MG