No sábado, dia 16 de setembro, aconteceu no auditório Professora Ana Paula Carraro Borges o primeiro encontro do projeto de ensino Carreira 3D – descoberta, desenvolvimento, direção -, coordenado pela professora Maisa Kely de Melo, com o envolvimento dos parceiros Master You, CitFor e Sebrae/MG.

O objetivo do projeto é capacitar estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de graduação para o direcionamento da carreira profissional. O treinamento será em formato híbrido e, além de três encontros presenciais, haverá atividades no Google Classroom.

A professora Maisa conta que idealizou este projeto com a treinadora Fernanda Castro para orientar os alunos na busca do seu perfil profissional e desenvolvimento de suas carreiras. A proposta consiste em uma abordagem não convencional, que entrelaça aspectos tanto pragmáticos quanto comportamentais.

Este primeiro encontro abriu o módulo I do treinamento, denominado a descoberta. A primeira atividade prática do dia foi de apresentação e alinhamento de expectativas, seguida por uma dinâmica de alto impacto para trabalhar o autoconhecimento e mudança de mentalidade.

Ainda pela manhã, Osmar Vaz, fundador da empresa formiguense Prumo Engenharia, foi o convidado para um hot seat, um bate-papo no qual falou de sua trajetória empreendedora e respondeu a perguntas dos participantes sobre dicas e dificuldades baseado na sua experiência. O empresário, que atualmente não dirige a empresa, mas é presidente do Conselho, destacou que não é fácil empreender, mas que quatro pilares o ajudaram e ele faz questão de repassar: conhecimento, perseverança, humildade e trabalho.

A coordenadora do projeto, professora Maisa Melo, relata como foi o primeiro encontro com o grupo de participantes selecionados. “Mesmo tendo mais de dez anos de experiência na docência, fiquei muito ansiosa para o primeiro encontro, entendo a responsabilidade e impactos envolvidos. Minhas expectativas foram superadas, tanto pela entrega dos alunos, quanto pela condução da Fernanda, capaz de despertar sensações inéditas e acessar pontos sensíveis e importantes. A expectativa para os próximos encontros ficou ainda maior”.

O turno da tarde foi dedicado ao trabalho prático de conhecer ferramentas de produtividade e organização do tempo. Esta atividade foi proporcionada pelo parceiro Sebrae/MG, através do workshop com a consultora Michele Noronha. Os participantes puderam pensar suas agendas e receberam dicas valiosas de como se organizarem para melhor executar suas tarefas.

O fechamento, assim como a abertura, foi conduzido pela treinadora, parceira no projeto, Fernanda Castro. A coach instigou os estudantes a despertarem a consciência para si, tirar as amarras, serem autoconfiantes e, com uma atividade emocionante, levou os participantes a relembrarem situações do passado para ressignificarem e seguirem em frente, proporcionando melhores resultados no presente e para o futuro.

Os participantes consideraram que o dia de evento foi, além de diferente e surpreendente, também foi transformador, encorajador, decisivo, inovador, enriquecedor, encorajador, proativo, motivador, esclarecedor, revigorante e sensacional.

A equipe do projeto agradece especialmente ao Laboratório Vida, que doaram as canetas dos kits, à Prefeitura de Arcos, pelo transporte de uma estudante, à equipe da lanchonete do Campus Sô Chico, que abriu o espaço no sábado para servir o almoço a todos os participantes, e aos parceiros CitFor, que além de auxiliar na execução do projeto, custeou os lanches do dia, ao Sebrae, pelo custeio do workshop, à Master You Treinamentos na pessoa da Fernanda Castro, pela condução das atividades do projeto, e ao Liceu LabMaker, que além do espaço físico, marcou presença com a bolsista Meryane.

O próximo encontro presencial está previsto para 21 de outubro. Até lá os participantes serão conduzidos no ambiente virtual de aprendizagem.

Veja abaixo alguns registro desse dia.

Momento com a treinadora e parceira no Projeto, Fernanda Castro

Hot seat com o empresário Osmar Vaz

Maisa Melo, Osmar Vaz e Fernanda Castro

Workshop Gestão do tempo e Produtividade com a consultora do Sebrae/MG, Michele Noronha