Estará aberto entre os dias 20/11/2023 e 15/12/2023 o período de solicitação de renovação de matrícula para o 1º semestre de 2024 e Ano 2024 (etapa obrigatória para cursos técnicos e de graduação). A solicitação deverá ser feita exclusivamente de forma online por meio do Portal Meu IFMG – Acesso em MeuIFMG  >> Menu Avaliação Institucional >> Item Aluno.

Leia aqui o Tutorial (pdf)

• O aluno que não solicitar a renovação de sua matrícula perderá a vaga e terá seu registro cancelado. Aqueles que estiverem com matrículas trancadas e os prováveis formandos também deverão renovar sua matrícula.
  • Atenção! Você deverá utilizar os navegadores Internet Explorer ou Mozilla Firefox. O Google Chrome NÃO funciona corretamente no uso do portal Meu IFMG.
  • Ao iniciar o preenchimento do questionário você não poderá fechar a tela no X, pois sua solicitação não será completada. Após o preenchimento de todos os itens, você deverá clicar em FINALIZAR para concluir sua solicitação de matrícula.
  • E-MAIL´S DE ATENÇÃO SÃO ENVIADOS AO LONGO DO PRAZO DA SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS QUE NÃO FINALIZARAM O PROCESSO. CASO RECEBA, ACESSE O SISTEMA E FINALIZE A SOLICITAÇÃO.
  • Não deixem para a última hora. Em caso de qualquer problema no acesso à renovação online, o aluno deverá procurar a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico, dentro do período estipulado, por meio do e-mail: secretaria.formiga@ifmg.edu.br

AVISO IMPORTANTE PARA ALUNOS GRADUAÇÃO:

• O processo de renovação de matrícula para Graduação é composto por até 3 etapas. Sendo as etapas de Solicitação de Renovação de Matrícula (etapa 1) e de Sugestão de Matrícula (etapa 2), OBRIGATÓRIAS para todos os alunos.
  • O período para Sugestão de Matrícula será de 05/02/2024 a 19/02/2024. TODOS OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO também deverão realizar essa etapa que consiste na inclusão das disciplinas que pretendem cursar. Deverão incluir disciplinas regulares e optativas, podendo incluir ainda disciplinas equivalentes às que foram reprovados, ou até antecipar disciplinas, obedecendo às regras do Projeto Pedagógico do Curso.
  • Vocês fazem parte desse processo. Não deixem de participar para não perderem a prioridade da sua matrícula.

AVISO IMPORTANTE PARA ALUNOS TÉCNICO:

• Os alunos que estarão no 3º ano do Curso Técnico em Informática no ano letivo de 2024, deverão, no período de 05 a 19 de fevereiro de 2024, solicitar matrícula nas disciplinas optativas obrigatórias, podendo também solicitar matrícula nas disciplinas optativas não obrigatórias.
  • Os alunos que estarão no 3º ano do Curso Técnico em Administração e Eletrotécnica no ano letivo de 2024, poderão, no período de  05 a 19 de fevereiro de 2024, solicitar matrícula nas disciplinas optativas não obrigatórias.
  • A solicitação de matrícula nas optativas ocorrerá por meio de preenchimento de formulário que será disponibilizado pelo e-mail registrado no Portal MeuIFMG.

CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 1º SEMESTRE DE 2024

E ANO LETIVO 2024

AÇÃO

RESPONSÁVEL