O trabalho é resultado de pesquisas decorrentes do Projeto “Modelagem de Redes Complexas para o Estudo de Comunidades Biológicas” desenvolvido pelo discente durante sua iniciação científica.

O discente João Geraldo Borges Sales, do último período do curso de Ciência da Computação do IFMG, em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Coimbra (UC) - Portugal, tiveram um trabalho publicado na revista internacional de física The European Physical Journal Plus - EPJP , de fator de impacto 3.758. Este trabalho é resultado de pesquisas decorrentes do Projeto “Modelagem de Redes Complexas para o Estudo de Comunidades Biológicas” desenvolvido pelo discente durante sua iniciação científica.

O trabalho “A Coupled Logistic Map Lattice Model For Two Competing Species” conta com a colaboração de um biólogo e dois físicos, incluindo o Marcos Silveira Buckeridge (IB-USP), Rui David Martins Travasso (CFIS-UC) e de Sylvestre Aureliano Carvalho (IEA-USP), que atuou como orientador do discente durante seu projeto de iniciação científica. Essa rede de colaboração teve início durante a IX Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (JECT) do IFMG – campus Formiga.

Neste artigo, os autores propuseram um modelo matemático baseado em equações a diferenças para estudar a dinâmica de competição (recursos, alimentos, espaço, luminosidade, etc.) entre duas populações biológicas que apresentam ciclo de vida com gerações não sobrepostas (prole e ascendente podem não pertencer à mesma geração). Essa dinâmica descreve bem populações de alguns animais como cigarras (Magicicada septendecim), peixes (Oncorhynchus cyprinodontidae), aranha caranguejeira (Lysiteles coronatus), polvos (Octopus vulgaris) dentre outros. Descreve também populações de plantas como bambu e goiabeira (Psidium guajava).

O modelo considera duas populações, possui seis parâmetros e foram analisados através de ferramentas analíticas e computacionais que possibilitaram identificar os principais fatores que violam a lei de Gause (regimes de parâmetros, condições iniciais e de contorno).

Os resultados mostraram a lei de Gause para exclusão competitiva, uma importante lei biológica, pode falhar nos casos em que características espaciais são homogêneas ou heterogêneas. A lei de Gause diz que é impossível a coexistência de duas espécies que ocupam o mesmo nicho ecológico em regime de forte competição. Esses resultados reacendem o debate sobre essa lei que permanecia adormecido desde os anos 30 do século passado.

As descobertas da violação da lei de Gause é fundamental para a explicação da manutenção da biodiversidade.

Os autores aproveitam o espaço para agradecer as frutíferas discussões sobre o tema com os Professores de Givanildo Donizeti de Melo (UFRB) e Lucas Frederico Jardim Meloni (IFMG-Formiga).

Para ver o artigo na íntegra, acessar o site: https://link.springer.com/article/10.1140/epjp/s13360-023-04643-5

O Campus Formiga parabeniza aos autores pelo importante trabalho publicado e que demonstra a importância das atividades de pesquisa na formação acadêmica e profissional dos nossos estudantes!

Relato do Discente:

"Fico feliz com o sucesso que o trabalho de iniciação cientifica atingiu. Recordo-me de assistir a uma palestra do professor Dr. Sylvestre Aureliano Carvalho intitulada de "Mathematical Modeling and Epidemiological Characteristics of Transmission Dengue Fever", durante a IX Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Formiga. Essa apresentação despertou meu interesse e me fez pensar "como isso é possível ...".

Durante boa parte do projeto eu senti insegurança por estar trabalhando com algo novo, mas com o apoio dos orientadores, colegas e família essa barreira foi sendo vencida. Sou grato não apenas pela oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática, mas também por aprender com os desafios e erros que cometi ao longo do projeto.

Quero estender meus parabéns a todos os envolvidos (Sylvestre de Carvalho, Lucas Meloni e Givanildo Donizeti), bem como ao IFMG, não apenas pelo apoio prestado, mas também por promover eventos importantes que proporcionam aos alunos e à comunidade externa a chance de conhecer os trabalhos desenvolvidos."