Estudantes do então segundo ano do curso técnico em Eletrotécnica, acompanhados pelos professores André Roger Rodrigues e José Antônio Moreira de Rezende, das disciplinas de Instalações Elétricas Residenciais e Industriais e Laboratório de Instalações Elétricas Residenciais e Industriais, visitaram uma unidade consumidora de uso coletivo, a Congregação Cristã do Brasil.

O objetivo da visita foi permitir que os alunos fizessem uma inspeção em uma obra cuja instalação elétrica estava passando por uma reforma completa na área. A visita também oportunizou o contato direto com as práticas profissionais aplicadas em uma obra real em edificação de uso coletivo.

A visita, realizada em no dia 05 de outubro de 2023, foi guiada pelo professor André Roger Rodrigues que projetou e executou, de forma voluntária, todo o projeto elétrico e luminotécnico de reforma da instalação elétrica. Desta forma, os alunos tiveram completo acesso a todos os pontos da instalação elétrica que foi reformada. Dentre outros espaços, os estudantes puderam avaliar e identificar os principais critérios técnicos e normativos que nortearam o novo arranjo luminotécnico, que foi projetado utilizando o software DIALux. Conforme explica o professor André Roger, “esta parte foi particularmente relevante uma vez que os alunos são capacitados a utilizarem o referido software para projetos luminotécnicos na disciplina de Laboratório de Instalações Elétricas Residenciais e Industriais do curso técnico em Eletrotécnica”.

O professor ainda destaca que a visita permitiu que os alunos entrassem em contato direto com todas as etapas de um projeto elétrico e luminotécnico de reforma de uma instalação elétrica real e de grande porte, materializando todos os métodos de dimensionamento, construção e montagem de circuitos elétricos monofásicos, bifásicos e trifásicos envolvidos na obra. “Os alunos puderam observar e identificar todas as complexidades teórico-práticas associadas com o projeto e a execução de uma reforma em instalação elétrica de uso coletivo, desde a definição do tipo de fornecimento e da entrada de energia, até o dimensionamento e implantação de quadros de distribuição de cargas e dos circuitos alimentadores e terminais. Também foram inspecionados os circuitos de iluminação implementados a partir do projeto luminotécnico realizado na instalação”.

André Roger reforçou que este tipo de ação proporciona o contato com a prática profissional. “Realmente se trata de uma capacitação profissional, ao permitir que os alunos identifiquem e compreendam as diversas soluções técnicas que projetistas de instalações elétricas devem aplicar e desenvolver para atender às exigências e necessidades dos clientes, além das normas técnicas brasileiras”. O estudante André Filipe de Aquino Sales, confirma que tiveram uma experiência em campo diretamente com um possível futuro local de trabalho.

Outro ponto que o docente chama a atenção é para alertar aos estudantes sobre a importância de utilização de softwares especializados tanto para projetos elétricos quanto para projetos luminotécnicos. “Esse uso assegura a execução de uma instalação elétrica em concordância com a concepção do projeto de uma instalação elétrica, principalmente daquelas instalações de grande porte, comerciais, industriais e de uso coletivo”, finaliza.