As visitas técnicas a empresas e instituições contribuem para o enriquecimento da formação dos nossos estudantes, pois eles têm a oportunidade de reconhecer no mercado, aquilo que é dito e estudado em sala de aula. Assim, estudantes do então terceiro ano do curso técnico em Eletrotécnica e do quinto e sexto períodos de Engenharia Elétrica tiveram a oportunidade de visitar, em 08 de novembro de 2023, a Fazenda Roda D’Água, de propriedade de Ari Belmiro de Oliveira. Eles foram acompanhados pelos professores André Roger Rodrigues e Diego Luis Izidoro Silva, que ministravam as disciplinas de Sistemas Elétricos de Potência, Geração de Energia Elétrica e Fenômenos de Transporte.

O motivo de realização da visita foi oportunizar aos alunos o contato com um caso real de implantação de usinas fotovoltaicas em consumidores de grande porte, proporcionando a identificação de todos os benefícios advindos do investimento em fontes alternativas para geração de energia elétrica, como a energia fotovoltaica. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um biodigestor utilizado para geração de energia elétrica a partir dos rejeitos de processos produtivos da fazenda. Como destaca o professor André Roger, “todos estes conceitos são estudados na disciplina de Sistemas Elétricos de Potência no 3º ano do Técnico em Eletrotécnica e também nas disciplinas de Geração de Energia Elétrica e Fenômenos de Transporte, ministradas para os alunos do curso de Engenharia Elétrica”.

Ao chegarem à fazenda, os alunos foram conduzidos pelas instalações com apresentação em detalhes realizada pelo gerente de cada setor de produção do leite e tratamento do gado, com destaque para os sistemas de automação, instalações elétricas, além dos sistemas para geração de energia elétrica, tanto por biodigestor quanto pela usina fotovoltaica. Os alunos também conheceram toda a infraestrutura e logística implantada na fazenda, responsáveis por obtenção de várias premiações como modelo de fazenda sustentável e inovadora, ocupando posição de destaque entre as melhores fazendas da região central de Minas Gerais.

Para o professor Diego Izidoro “a visita foi muito importante, pois foi possível ver na prática aplicações de geração de energia elétrica de sistemas fotovoltaicos, biodigestores e geração a biogás. Interessante também foi observar o quanto a sustentabilidade é levada a sério na Fazenda Roda D’água. Os dejetos animais são aproveitados para gerar eletricidade e fertilizante e a energia solar abundante é utilizada para atender parte da demanda de energia do empreendimento de modo que há economia de recursos e redução dos impactos ambientais.”

Para a estudante Vanessa Cristina de Faria, a visita foi uma excelente oportunidade para conhecer as instalações elétricas, como os painéis fotovoltaicos, o biodigestor e a ordenha. “Observar essas instalações ajudaram a entender como a teoria é colocada na prática, além de perceber como o dimensionamento bem feito dos componentes desses sistemas é importante. Também foi perceptível o quanto os sistemas se integram à produção da fazenda, que procura sempre ser sustentável e reaproveitar todos os elementos que estão sendo gerados no seu funcionamento”.

Os professores agradecem ao SEIPPG pelo apoio institucional, técnico e logístico por meio do fretamento de ônibus para realização da visita técnica.