No dia 15 de dezembro aconteceu a apresentação das animações e joguinhos desenvolvidos pelos alunos do Patronato São Luiz utilizando a linguagem de programação Scracth. A apresentação foi o encerramento da primeira etapa do projeto de extensão “Programação? Porque não?”, idealizado pela professora Denise Ferreira Garcia Rezende, do IFMG Campus Formiga em parceria com o Patronato São Luiz, que tem como objetivo ensinar programação para crianças.

Para obter um melhor resultado com as crianças foi escolhido o Scratch que é uma linguagem de programação com uma interface lúdica e divertida, desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Tecnology) e direcionada a crianças e adolescentes. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos de forma rápida e bem prática.

O projeto de extensão, iniciado em setembro de 2016, terá duração de 1 ano e pretende atender vinte e quatro crianças entre 10 e 14 anos, dispostas a aprender a programar. Foram montadas duas turmas e as aulas, ministradas pelos alunos, Flávia Fernandes Pereira, graduanda do curso de Ciência da Computação, e Pedro Henrique de Menezes, do curso técnico em Informática, acontecem duas vezes na semana no laboratório do Patronato São Luiz. Os mentores das crianças são orientados pela professora Denise Ferreira Garcia Rezende, coordenadora do projeto.

O propósito do ensino da linguagem de programação aos alunos do Patronato é permitir que seja ampliado seus conhecimentos a cerca do uso dos computadores, além de estimular a criatividade, a autonomia e desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas, que certamente são habilidades muito valorizadas atualmente.