Com foco na inclusão e no acesso democrático ao ensino público, o IFMG mantém uma política de cotas que reserva pelo menos 50% das vagas em seus cursos técnicos (integrado e subsequente) e de graduação para candidatos que se encaixem nos critérios de reserva de vagas. O sistema segue as diretrizes da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), considerada um marco na promoção da diversidade nas instituições federais.
Como saber se você se encaixa nas cotas?
O primeiro critério básico é ter estudado integralmente em escola pública:
-
Ensino Fundamental completo em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo, conveniadas com o poder público, para os candidatos aos cursos técnicos;
-
Ensino Médio completo em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo, conveniadas com o poder público, para quem deseja ingressar em cursos de graduação.
Além disso, há cotas específicas para:
-
Pessoas com deficiência (mediante comprovação com laudo médico e CID);
-
Candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas (com autodeclaração a ser entregue no ato da matrícula);
-
Estudantes de baixa renda, identificados por meio do CadÚnico, conforme as normas do edital.
Importante: Instituições do Sistema S (como SENAI e SENAC), escolas conveniadas ou filantrópicas, mesmo que gratuitas, não são consideradas públicas para fins de aplicação da Lei de Cotas.
Etapas: inscrição e comprovação
Durante a inscrição, o candidato deve selecionar sua modalidade de concorrência:.
-
Ampla concorrência: é o grupo de vagas que está aberto a todos os candidatos, independentemente de sua renda, cor, origem escolar (pública ou privada), deficiência ou qualquer outra condição;
-
Reservas de vagas (cotas): grupo destinado aqueles que cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública, no caso de cursos técnicos, ou todo o Ensino Médio em escola pública, para cursos de graduação.
Clique Aqui | Participe do Processo Seletivo 2026 do IFMG
A Diretoria de Processos Seletivos de Estudantes (DPSE) ressalta que o candidato não precisa escolher em qual cota irá concorrer. Ao preencher o formulário de inscrição, o sistema já irá posicionar o candidato em todas as cotas que está apto a concorrer.
A comprovação dos critérios informados só será exigida na fase de matrícula, e o candidato precisa estar preparado para apresentar toda a documentação solicitada. O candidato classificado que não comprovar as condições necessárias para ocupar uma reserva de vagas irá concorrer às vagas de ampla concorrência em eventuais próximas chamadas do mesmo curso para o qual foi convocado inicialmente.
Distribuição de vagas
Ela é organizada em oito grupos de cotas (LI_EP, LI_PPI, LI_Q, LI_PCD, LB_EP, LB_PPI, LB_Q, LB_PCD), além das vagas de ampla concorrência. A alocação é proporcional ao número total de vagas de cada curso, conforme definido em edital. Veja abaixo o perfil de cada cota:
CURSO TÉCNICO INTEGRADO E SUBSEQUENTE
LI_EP – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda.
LI_PCD – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que sejam pessoas com deficiência.
LI_Q – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que se autodeclarem quilombolas.
LI_PPI – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.
LB_EP – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas ou escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, renda familiar bruta igual ou inferior a 1 salário mínimo per capita.
LB_PCD – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas ou escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 salário mínimo per capita, que sejam pessoas com deficiência.
LB_Q – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas ou escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, que se autodeclarem quilombolas.
LB_PPI – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas ou escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 salário mínimo per capita, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.
AC - Ampla concorrência – As demais vagas serão destinadas aos candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.
CURSO GRADUAÇÃO
LI_EP – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda.
LI_PCD – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que sejam pessoas com deficiência.
LI_Q – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que se autodeclarem quilombolas.
LI_PPI – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.
LB_EP- Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo.
LB_PCD – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que sejam pessoas com deficiência.
LB_Q – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que se autodeclaram quilombolas.
LB_PPI – Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
AC - Ampla concorrência. As demais vagas (Ampla Concorrência) serão destinadas aos candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.
⚠️ Casos específicos:
Algumas situações específicas podem impedir o enquadramento do candidato nas modalidades de reserva de vagas. Dentre elas:
> Candidatos que tenham cursado, total ou parcialmente, o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) em escolas particulares não poderão disputar vagas reservadas, mesmo que tenham sido bolsistas, seja de forma integral ou parcial, conforme determina o Art. 5º, Inciso II b, § 1º, da Portaria Normativa nº 18.
> No caso das vagas destinadas a pessoas com deficiência, será exigida, no momento da matrícula, a apresentação de laudo médico oficial, contendo o Código Internacional de Doenças (CID) que comprove o tipo e grau da deficiência, conforme definido em legislação específica (Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999 (art. 4o), Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, Decreto nº 10.654 de 22 de março de 2021).
> Já para os candidatos que desejam disputar vagas reservadas a pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, é necessário realizar a autodeclaração étnico-racial no ato da inscrição e o processo de heteroidentificação (somente para pretos e pardos) será feito antes da matrícula.
Por fim, é fundamental que o candidato se certifique de que cumpre todos os critérios exigidos para o grupo de cota escolhido. Caso contrário, poderá ser desclassificado, mesmo que tenha obtido bom desempenho na seleção.
Principais datas do Processo Seletivo 2026
Período de inscrições: 4 de agosto a 15 de setembro
Período para solicitar isenção de taxa: 4 a 20 de agosto
Sorteio eletrônico de vagas (cursos técnicos subsequentes): 22 de outubro
Prova presencial (cursos técnicos integrados): 26 de outubro às 13h
Prova redação online (Graduação / somente para candidatos que optaram pela análise de desempenho escolar + redação online): 26 de outubro
Graduação (candidatos que optaram por utilizar as notas do ENEM): aguardar cronograma do MEC/INEP.
Canal de Atendimento
Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail:
Saiba mais:
Clique Aqui | Solicite a isenção da taxa no PS 2026 do IFMG até 20 de agosto