Na última semana, dia 26 de outubro, estudantes do curso técnico em Eletrotécnica e do curso superior em Engenharia Elétrica visitaram a Usina Termelétrica Igarapé em Juatuba/MG, região metropolitana de Belo Horizonte/MG.

O professor Diego Luis Izidoro Silva, responsável pela organização da visita, e os professores José Antônio Moreira de Rezende e Fábio Lúcio Corrêa Júnior, acompanharam os estudantes.

A Termelétrica de Igarapé é uma usina pertencente à Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), que começou a operar em 1978 e foi projetada para garantir o atendimento da demanda de energia elétrica em períodos hidrológicos desfavoráveis. A potência instalada da usina é de 131 MW.

O professor Diego Izidoro relata que “a visita foi muito importante para reforçar o conhecimento teórico da disciplina de Geração de Energia Elétrica. Os alunos conheceram as instalações da usina, os principais equipamentos e todos os processos necessários para converter a energia do óleo combustível em energia elétrica. Além dos conhecimentos técnicos, a visita serviu também para dar uma noção aos futuros técnicos e engenheiros de como é o ambiente de trabalho em uma usina de geração”.

A aluna Maria Isabela Mendonça Marques do curso superior em Engenharia Elétrica descreve que “a visita à termelétrica permitiu que os conceitos técnicos (mecânicos e elétricos) de uma termelétrica fossem observados na prática e com isso o aprendizado das disciplinas cursadas se tornou tangível. Durante a visita, fomos conduzidos pela funcionária Kênia, que além de apresentar cada uma das partes da usina e descrever a função dos equipamentos, ainda tirou as dúvidas dos alunos e professores. Achei interessante a forma como a turbina é isolada termicamente para evitar dissipação de energia”.

Marcelo Augusto Costa Vilano do curso técnico em Eletrotécnica concorda com Maria Isabela e ressalta que “durante a visita foi possível identificar a importância de outras disciplinas cursadas, como Instrumentação e Instalações Elétricas, por exemplo. Achei interessante a sala de monitoramento. Muitos instrumentos analógicos ainda são utilizados”.

Luís Roberto da Cruz Pinto, do técnico em Eletrotécnica, pontua também as normas de segurança da usina. “Além de entender melhor como a termelétrica funciona, foram destacadas as normas de segurança, que devem ser conhecidas pelos técnicos no ambiente industrial. O que chamou mais minha atenção foi a necessidade de tratar a água para ser usada na usina. Os minerais têm que ser removidos para evitar danos na turbina”.

Participaram da visita 13 alunos do curso Técnico em Eletrotécnica: Ana Flávia Silva Pacheco, Arlênio Júnior de Souza, Breno Henrique Fonseca Melo, Carlos Eduardo Duarte dos Santos, Douglas Alves Rodrigues de Castro, Lorena Cristina de Sousa, Luana Carolina Batista Silva, Luís Roberto da Cruz Pinto, Marcelo Augusto Costa Vilano, Otávio Cosme Matias, Samuel Lima Fernandes, Samuel Soares Cambraia, Thiago Costa Frade, e 14 alunos da Engenharia Elétrica, que cursam a disciplina de “Geração de Energia Elétrica” com o professor Diego Izidoro: Bianca Harumi Diniz Kai, Bruno Gonçalves Silva, Edson Henrique Silva Gomes, Evandro Júnio de Paiva Pereira, Fábio Augusto Santos, Gabriel Fraga Carvalho, Gregory Lenon Leite Viana, Jean Fonseca da Silva, Lilian Barbosa de Oliveira, Luiz Fernando Pereira Teixeira, Maria Isabela Mendonca Marques, Matheus Vaz Américo, Robes Silvério de Jesus Júnior, Ygor Martins Fonseca.